O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância do programa Residência Pedagógica, avaliando o impacto das atividades desenvolvidas no programa para a formação do futuro professor de Língua Portuguesa, bem como para a comunidade em geral. Essa pesquisa se justifica por contarmos com apenas duas edições do programa, sendo imprescindível que novos olhares sejam lançados sobre a temática, para que, assim, também se possa conhecer um pouco melhor o projeto. Metodologicamente, podemos dizer que essa é uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que utilizamos como procedimentos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Com relação à pesquisa bibliográfica, utilizamos Glegio (2020), Guedes (2006), Lima (2011), Pimenta (1996) e Silva e Cruz (2018) a fim de explanar sobre a importância da relação teoria e prática na formação do professor, além de documentos como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018) e os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 1998), para pensar as especificidades do ensino de Língua Portuguesa e as orientações sugeridas para o ensino dos eixos da linguagem. Com relação à pesquisa documental, essa foi feita por meio da análise de 18 (dezoito) relatórios de atividades e 9 (nove) relatos de experiência produzidos pelos residentes do núcleo de Letras – Língua Portuguesa, do Campus IV da UFPB. A partir da análise dos dados, pudemos constatar a importância da Residência Pedagógica na formação docente dos residentes participantes da edição 2020, observando, em cada relato, a contribuição que as atividades formativas e das práticas experienciadas para a formação acadêmica e profissional dos envolvidos.