Este resumo tem como objetivo contribuir com a reflexão sobre as experiências dos sujeitos em territórios periféricos e as rugosidades que compõem o cenário de vida e os diferentes modos de agir sobre o território. É tomado para isso, o diálogo e as interseções de duas pesquisas desenvolvidas na linha de pesquisa Estudo do Cotidiano da Educação Popular, da Universidade Federal Fluminense. Tais pesquisas convergem nos aspectos conceituais, epistemológico e políticos, ainda que caminhem sobre abordagens diferentes. Nelas os conceitos de rugosidade e de território vão contribuir à compreensão que busca romper com estereótipos e preconceitos associados aos lugares. Da periferia do Rio de Janeiro da Zona Oeste da Cidade e do Contexto da Metrópole, em Belford Roxo (Baixada Fluminense), a partir da ressignificação dos sujeitos, que protagonizam seus lugares, reivindicando e defendendo suas identidades e histórias, seja nas esferas da vida cotidiana, seja na cultura, na política, na educação ou no trabalho. Para tanto, a pesquisa com o cotidiano é tomada como apoio fundamental para o desdobramento das questões que surgem em seus cursos e retornam à reflexão coletiva, espaço em que tomamos à leitura e contribuições de diferentes pesquisas produzidas em nosso contexto comum, para tecer caminhos que colaborem com a ruptura com as práticas de colonialidade que persistem nas relações sociais do presente.