DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DA RAIVA EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99743 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6712 "inscrito_id" => 14668 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DA RAIVA EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "A escola é um espaço fundamental para a socialização entre as crianças ao longo do seu desenvolvimento. Nesse meio, a educação emocional funciona como promotora das relações sociais e das capacidades de cooperação entre os estudantes, além de melhorar a qualidade de vida e o processo de ensino-aprendizagem, ao conduzir o equilíbrio entre os aspectos cognitivos e afetivos dos educandos. Dentre esses aspectos emocionais, tem-se a raiva que, conforme preconiza Buss e Perry, se refere ao componente afetivo que gera agressão. Considerando que esta é um entrave para a educação atual, buscar maneiras de reduzir a raiva nos anos iniciais do desenvolvimento infantil seria uma forma de prevenir futuras agressões. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de intervenção para o desenvolvimento emocional, focada na redução da raiva, baseada na técnica afetivadiscursiva-comportamental formulada por Dutra, Galvão e Camino. Para tanto, a intervenção foi planejada para ser realizada com crianças do Ensino Fundamental I, com idades de 7 a 10 anos. De acordo com a técnica, a intervenção foi dividida para ser executada em 4 etapas: 1) aquecimento: teatro de fantoches mostrando como a raiva pode ser expressada em sala de aula; 2) dramatização: uso das técnicas psicodramáticas “câmera lenta” e “congelar”; 3) compartilhamento e discussão: roda de conversa com questões norteadoras acerca do que foi vivenciado; 4) comportamento pró-social: apresentação e distribuição do emocionômetro. Após esse delineamento, o modelo foi apresentado na disciplina Psicologia Escolar como possibilidade de aplicação no âmbito educacional. Os resultados evidenciaram que a intervenção segue os preceitos da técnica e pode fornecer subsídios para o trabalho em habilidades emocionais com escolares. Acredita-se que essa proposta pode fomentar a prevenção de práticas agressivas induzidas pela raiva, sendo assim, uma contribuição para tornar a escola um lugar harmônico e propulsor de condutas empáticas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14668_TB6712_10122023222128.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULYANE MARIA FERNANDES DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "PAULYANE" "autor_email" => "paulyanedemaria@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99743 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6712 "inscrito_id" => 14668 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DA RAIVA EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "A escola é um espaço fundamental para a socialização entre as crianças ao longo do seu desenvolvimento. Nesse meio, a educação emocional funciona como promotora das relações sociais e das capacidades de cooperação entre os estudantes, além de melhorar a qualidade de vida e o processo de ensino-aprendizagem, ao conduzir o equilíbrio entre os aspectos cognitivos e afetivos dos educandos. Dentre esses aspectos emocionais, tem-se a raiva que, conforme preconiza Buss e Perry, se refere ao componente afetivo que gera agressão. Considerando que esta é um entrave para a educação atual, buscar maneiras de reduzir a raiva nos anos iniciais do desenvolvimento infantil seria uma forma de prevenir futuras agressões. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de intervenção para o desenvolvimento emocional, focada na redução da raiva, baseada na técnica afetivadiscursiva-comportamental formulada por Dutra, Galvão e Camino. Para tanto, a intervenção foi planejada para ser realizada com crianças do Ensino Fundamental I, com idades de 7 a 10 anos. De acordo com a técnica, a intervenção foi dividida para ser executada em 4 etapas: 1) aquecimento: teatro de fantoches mostrando como a raiva pode ser expressada em sala de aula; 2) dramatização: uso das técnicas psicodramáticas “câmera lenta” e “congelar”; 3) compartilhamento e discussão: roda de conversa com questões norteadoras acerca do que foi vivenciado; 4) comportamento pró-social: apresentação e distribuição do emocionômetro. Após esse delineamento, o modelo foi apresentado na disciplina Psicologia Escolar como possibilidade de aplicação no âmbito educacional. Os resultados evidenciaram que a intervenção segue os preceitos da técnica e pode fornecer subsídios para o trabalho em habilidades emocionais com escolares. Acredita-se que essa proposta pode fomentar a prevenção de práticas agressivas induzidas pela raiva, sendo assim, uma contribuição para tornar a escola um lugar harmônico e propulsor de condutas empáticas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14668_TB6712_10122023222128.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULYANE MARIA FERNANDES DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "PAULYANE" "autor_email" => "paulyanedemaria@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }