A língua é essência ao ser humano e é por meio dela que os sujeitos passam a pertencer verdadeiramente a uma sociedade, podendo se expressar organizando suas ações e pensamentos afim de possibilitar, além da criação de si mesmo, interações entres os indivíduos culminando na formação de relações sociais. A língua, ademais, é primordial para a construção da maneira como vemos e compreendemos o mundo em termos de seus sistemas culturais e linguísticos (VYGOTSKY, 1993). Neste sentido o artigo apresenta um projeto de pesquisa, em desenvolvimento, que trata da aquisição da língua de sinais (Libras) e seu impacto no desenvolvimento cognitivo e social de surdos e sua educação. Sendo assim o principal objetivo é investigar sinais relevantes e essenciais para a educação de surdos e desenvolver um compêndio de Libras para escolas do município de Barbacena. Para este fim, recorremos aos aportes teórico-metodológicos da Linguagem (VYGOTSKY, 1993), a Aquisição Fonológica na Língua Brasileira de Sinais (KARNOPP, 1999) e Bilinguismo Diglóssico (FERREIRA-BRITO, 1993). Para atingir os objetivos propostos iniciamos contato com as unidades da UEMG, associações de surdos e escolas de Barbacena e seu entorno, para pesquisar possíveis sinais regionais. Como resultado podemos descrever as parcerias firmadas com professores e interpretes da região, que ajudaram na pesquisa dos sinais das cidades, distritos e microrregiões do entorno do município, em que a pesquisa se insere. Além disso o produto final da pesquisa, o compêndio, foi produzido e disponibilizado para as escolas da região e unidades da universidade.