Esse trabalho é um estudo no âmbito de um projeto de extensão de um curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública na Bahia. O objetivo é descrever a experiência de um grupo de discentes que realizou uma oficina visando melhorar seus recursos expressivos (recursos verbais, vocais e não verbais), otimizando suas habilidades comunicativas e relações interpessoais. Essas ações vêm sendo sinalizadas como práticas importantes em Fonoaudiologia para a promoção da saúde e da comunicação, tanto para estudantes universitários como para professores e diferentes categorias profissionais, que tem na comunicação uma importante ferramenta de trabalho. O estudo é um relato de experiência de uma oficina teórico-prática realizada por meio de dez encontros entre docente e discentes universitários. Foram abordadas diferentes temáticas: estudos sobre a expressividade em diferentes contextos; auto-observações dos participantes sobre suas habilidades comunicativas, percepções da intencionalidade do discurso e da expressividade na relação com o outro, orientações e práticas visando melhorar a performance comunicativa de cada sujeito. Nos primeiros encontros, houve muitas demandas dos participantes, principalmente, acerca do medo de falar em público, velocidade de fala aumentada e dificuldade de se expressar e ser compreendido pelo interlocutor. Ao longo dos encontros, observou-se o desenvolvimento do jogo interacional entre os participantes, contando e trocando histórias acerca da força da comunicação, num processo de construção mútua, que os levou a um despertar para uma comunicação mais consciente e um maior empoderamento dos discursos e do uso dos recursos expressivos em situações vivenciadas por cada um. Ao final da oficina, relataram estar mais conscientes das suas habilidades comunicativas, apontando a necessidade de continuar a desenvolvê-las e melhorá-las.