O PAPEL DO PROFESSOR DE ESCOLA PUBLICA NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10017 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 853 "inscrito_id" => 1546 "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR DE ESCOLA PUBLICA NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA" "resumo" => "Definir o papel do professor do século XXI não é uma tarefa fácil. Porque, na atualidade, o professor é multidisciplinar, ele não exerce somente sua função tal como a de outros profissionais do âmbito escolar. Como por exemplo, de conselheiro escolar, psicólogo, e às vezes até mesmo de responsável pelo aluno. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo de apresentar um breve histórico do papel do professor de língua estrangeira nos métodos e abordagens aplicados ao ensino de língua espanhola e mostrar a visão dos docentes e alunos de espanhol de algumas escolas públicas sobre o papel atual do professor de língua estrangeira. Como metodologia, nossa pesquisa se caracteriza como qualitativa-descritiva e como instrumento de coleta de dados utilizamos observações e questionários aplicados a professores e alunos de espanhol de algumas escolas publicas. Trazemos como base teórica autores como Paraquett (2009), Rodrigues (2010), PCN+ (BRASIL, 2002), EMEC (2014) dentre outros autores de igual importância para a pesquisa. Após nossas leituras e análise, pudemos concluir que nos métodos mais tradicionais toda a responsabilidade pelo aprendizado era do professor, já nas abordagens mais comunicativas essa responsabilidade é compartilhada com o aluno e a função do professor é, principalmente, promover ambientes de interação e descontração; no entanto, a visão que os alunos e alguns professores têm do papel do professor ainda é muito tradicional e pouco flexível. Veremos também como a licenciatura em língua espanhola esta se expandindo desde a aprovação da lei 11.161/05 que implanta a língua espanhola no currículo do ensino médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "PAPEL DO PROFESSOR, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO DE ESPANHOL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_23_47_53_idinscrito_1546_d9fa5095ced2f15c19b5241b746fdfb2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGDA CRISTINA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "MAGDA COSTA" "autor_email" => "magdacosta18@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10017 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 853 "inscrito_id" => 1546 "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR DE ESCOLA PUBLICA NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA" "resumo" => "Definir o papel do professor do século XXI não é uma tarefa fácil. Porque, na atualidade, o professor é multidisciplinar, ele não exerce somente sua função tal como a de outros profissionais do âmbito escolar. Como por exemplo, de conselheiro escolar, psicólogo, e às vezes até mesmo de responsável pelo aluno. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo de apresentar um breve histórico do papel do professor de língua estrangeira nos métodos e abordagens aplicados ao ensino de língua espanhola e mostrar a visão dos docentes e alunos de espanhol de algumas escolas públicas sobre o papel atual do professor de língua estrangeira. Como metodologia, nossa pesquisa se caracteriza como qualitativa-descritiva e como instrumento de coleta de dados utilizamos observações e questionários aplicados a professores e alunos de espanhol de algumas escolas publicas. Trazemos como base teórica autores como Paraquett (2009), Rodrigues (2010), PCN+ (BRASIL, 2002), EMEC (2014) dentre outros autores de igual importância para a pesquisa. Após nossas leituras e análise, pudemos concluir que nos métodos mais tradicionais toda a responsabilidade pelo aprendizado era do professor, já nas abordagens mais comunicativas essa responsabilidade é compartilhada com o aluno e a função do professor é, principalmente, promover ambientes de interação e descontração; no entanto, a visão que os alunos e alguns professores têm do papel do professor ainda é muito tradicional e pouco flexível. Veremos também como a licenciatura em língua espanhola esta se expandindo desde a aprovação da lei 11.161/05 que implanta a língua espanhola no currículo do ensino médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "PAPEL DO PROFESSOR, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO DE ESPANHOL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_23_47_53_idinscrito_1546_d9fa5095ced2f15c19b5241b746fdfb2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGDA CRISTINA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "MAGDA COSTA" "autor_email" => "magdacosta18@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }