RESUMONesse mundo do limiar da modernidade é impossível tratar as técnicas educacionais sem lembrar que o mundo, hoje, é o mundo das imagens por tanto a utilização dos novos recursos didáticos como o data show não é algo divertido para os alunos e sim uma boa ferramenta que faz parte da aprendizagem. A aula com recursos audiovisuais não transforma o conhecimento em reprodução e sim em construção, os vídeos, documentários entre outros deve incentivar os alunos a pensar, a ser criativo. Esses recursos podem ser bem adaptados às aulas de Geografia, criando uma aula rica em conteúdos e todos saem com o conhecimento melhorado, para isso é preciso que o aluno consiga selecionar as informações para que elas tenham lógica para auxiliar na busca de respostas. É muito importante o professor conhecer bem os recursos de mídia e principalmente inserir no planejamento. Cabe ao professor desafiar os alunos a analisarem o documentário ou vídeo associando o tema em estudo e aprender com esse recurso alternativo. Com o avanço tecnológico os alunos criaram grupos em redes sociais onde se comunicam, e as informações chegam quase que em tempo real para todos que tem acesso a esse tipo de recurso. E o professor deve fazer parte, orientando, sugerindo temas de apoio, se envolver mais com discentes. Os novos recursos didáticos devem ser inerentes ao cotidiano, se qualificar para poder tornar as aulas mais atraentes para os alunos, principalmente em uma disciplina tão dinâmica como é a Geografia que estudas os fenômenos naturais, a sociedade e como a mesma vem modificando e adaptando a natureza.