Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A IMPORTANCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA AULA DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: RECURSOS DIDÁTICOS, INFORMAÇÃO, PLANEJAMENTO Comunicação Oral (CO) Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9878
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 602
    "inscrito_id" => 419
    "titulo" => "A IMPORTANCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA AULA DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "RESUMONesse mundo do limiar da modernidade é impossível tratar as técnicas educacionais sem lembrar que o mundo, hoje, é o mundo das imagens por tanto a utilização dos novos recursos didáticos como o data show não é algo divertido para os alunos e sim uma boa ferramenta que faz parte da aprendizagem. A aula com recursos audiovisuais não transforma o conhecimento em reprodução e sim em construção, os vídeos, documentários entre outros deve incentivar os alunos a pensar, a ser criativo. Esses recursos podem ser bem adaptados às aulas de Geografia, criando uma aula rica em conteúdos e todos saem com o conhecimento melhorado, para isso é preciso que o aluno consiga selecionar as informações para que elas tenham lógica para auxiliar na busca de respostas. É muito importante o professor conhecer bem os recursos de mídia e principalmente inserir no planejamento. Cabe ao professor desafiar os alunos a analisarem o documentário ou vídeo associando o tema em estudo e aprender com esse recurso alternativo. Com o avanço tecnológico os alunos criaram grupos em redes sociais onde se comunicam, e as informações chegam quase que em tempo real para todos que tem acesso a esse tipo de recurso. E o professor deve fazer parte, orientando, sugerindo temas de apoio, se envolver mais com discentes. Os novos recursos didáticos devem ser inerentes ao cotidiano, se qualificar para poder tornar as aulas mais atraentes para os alunos, principalmente em uma disciplina tão dinâmica como é a Geografia que estudas os fenômenos naturais, a sociedade e como a mesma vem modificando e adaptando a natureza."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, INFORMAÇÃO, PLANEJAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_11_30_09_idinscrito_419_f3178293627120774e898fffbfb2b79d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERLANE BEZERRA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "GERLANE BEZERRA"
    "autor_email" => "gerlane_miranda@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9878
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 602
    "inscrito_id" => 419
    "titulo" => "A IMPORTANCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA AULA DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "RESUMONesse mundo do limiar da modernidade é impossível tratar as técnicas educacionais sem lembrar que o mundo, hoje, é o mundo das imagens por tanto a utilização dos novos recursos didáticos como o data show não é algo divertido para os alunos e sim uma boa ferramenta que faz parte da aprendizagem. A aula com recursos audiovisuais não transforma o conhecimento em reprodução e sim em construção, os vídeos, documentários entre outros deve incentivar os alunos a pensar, a ser criativo. Esses recursos podem ser bem adaptados às aulas de Geografia, criando uma aula rica em conteúdos e todos saem com o conhecimento melhorado, para isso é preciso que o aluno consiga selecionar as informações para que elas tenham lógica para auxiliar na busca de respostas. É muito importante o professor conhecer bem os recursos de mídia e principalmente inserir no planejamento. Cabe ao professor desafiar os alunos a analisarem o documentário ou vídeo associando o tema em estudo e aprender com esse recurso alternativo. Com o avanço tecnológico os alunos criaram grupos em redes sociais onde se comunicam, e as informações chegam quase que em tempo real para todos que tem acesso a esse tipo de recurso. E o professor deve fazer parte, orientando, sugerindo temas de apoio, se envolver mais com discentes. Os novos recursos didáticos devem ser inerentes ao cotidiano, se qualificar para poder tornar as aulas mais atraentes para os alunos, principalmente em uma disciplina tão dinâmica como é a Geografia que estudas os fenômenos naturais, a sociedade e como a mesma vem modificando e adaptando a natureza."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, INFORMAÇÃO, PLANEJAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_11_30_09_idinscrito_419_f3178293627120774e898fffbfb2b79d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERLANE BEZERRA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "GERLANE BEZERRA"
    "autor_email" => "gerlane_miranda@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

RESUMONesse mundo do limiar da modernidade é impossível tratar as técnicas educacionais sem lembrar que o mundo, hoje, é o mundo das imagens por tanto a utilização dos novos recursos didáticos como o data show não é algo divertido para os alunos e sim uma boa ferramenta que faz parte da aprendizagem. A aula com recursos audiovisuais não transforma o conhecimento em reprodução e sim em construção, os vídeos, documentários entre outros deve incentivar os alunos a pensar, a ser criativo. Esses recursos podem ser bem adaptados às aulas de Geografia, criando uma aula rica em conteúdos e todos saem com o conhecimento melhorado, para isso é preciso que o aluno consiga selecionar as informações para que elas tenham lógica para auxiliar na busca de respostas. É muito importante o professor conhecer bem os recursos de mídia e principalmente inserir no planejamento. Cabe ao professor desafiar os alunos a analisarem o documentário ou vídeo associando o tema em estudo e aprender com esse recurso alternativo. Com o avanço tecnológico os alunos criaram grupos em redes sociais onde se comunicam, e as informações chegam quase que em tempo real para todos que tem acesso a esse tipo de recurso. E o professor deve fazer parte, orientando, sugerindo temas de apoio, se envolver mais com discentes. Os novos recursos didáticos devem ser inerentes ao cotidiano, se qualificar para poder tornar as aulas mais atraentes para os alunos, principalmente em uma disciplina tão dinâmica como é a Geografia que estudas os fenômenos naturais, a sociedade e como a mesma vem modificando e adaptando a natureza.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.