Os recursos tecnológicos cada vez mais estão ocupando lugar de destaque como auxiliares no ensino aprendizagem da Matemática. Diversos softwares têm sido utilizados para favorecer a construção de conhecimentos por parte dos alunos, pois de acordo com Cadavez (2013) “o objetivo de um software educativo é favorecer os processos de ensino-aprendizagem e a sua principal característica é o seu caráter didático”. Portanto, esta pesquisa tem como principal objetivo estudar as potencialidades do uso dos softwares educativos GeoGebra e Winplot, na construção dos gráficos das funções afim e quadrática..Considerando as dificuldades apresentadas por alunos, ao construir gráficos de funções, desenvolveremos a pesquisa trabalhando a construção dos gráficos das funções afim e quadrática utilizando os softwares GeoGebra e Winplot. A pesquisa será dividida em dois momentos, no primeiro, apresentaremos de forma expositiva as definições, casos particulares, propriedades, entre outros, em seguida, apresentaremos o software GeoGebra, explicando os principais comandos que serão utilizados nesta pesquisa, após a explicação, construiremos no software, o gráfico da função afim, explorando sua definição, propriedades, crescimento, decrescimento e estudo do sinal. No segundo momento, apresentaremos o software Winplot, explicando os principais comandos necessários para o desenvolvimento das atividades, em seguida construiremos o gráfico da função quadrática, explorando sua definição, intersecções com os eixos, imagem e estudo do sinal, e por fim serão feitas algumas considerações sobre as contribuições destes softwares no estudo de gráficos de funções.Como resultado desta pesquisa, esperamos que os alunos compreendam melhor os conceitos envolvidos na construção dos gráficos das funções afim e quadrática, e superem suas dificuldades no que diz respeito ao esboço dos gráficos destas funções. É importante destacar o quanto o trabalho com softwares educativos pode contribuir para uma aprendizagem mais eficaz no estudo de funções, pois o software permite uma melhor visualização e verificação dos conceitos estudados, permitindo a manipulação dos elementos do objeto em estudo, sem falar também, no grande interesse que desperta nos alunos, fazendo com que se sintam motivados e desafiados a interagirem nas atividades propostas. Portanto, quando é dada ao aluno a possibilidade de manipular os objetos de estudo, explorando os conceitos matemáticos de forma diferente e motivadora, faz com que o aluno se torne protagonista do seu aprendizado e construa seu próprio conhecimento.Nos dias atuais, são muitas as possibilidades de tornar as aulas de Matemática diferentes e dinâmicas, entre estas possibilidades, vemos o quanto o uso de softwares educativos tem contribuído para um maior envolvimento e motivação dos alunos para estudar Matemática. Sendo assim, cabe ao professor buscar maneiras inovadoras e bem planejadas que auxiliem o processo de ensino aprendizagem da Matemática.