ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): NA MEDIAÇÃO DE DIÁLOGOS ENTRE A LITERATURA SURDA E OUVINTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100665 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8061 "inscrito_id" => 4888 "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): NA MEDIAÇÃO DE DIÁLOGOS ENTRE A LITERATURA SURDA E OUVINTE" "resumo" => "RESUMO O presente estudo propõe uma proposta reflexiva sobre a importância da utilização da Libras como meio de interação e inclusão social. Mas especificamente, com base nos estudos voltados a ampliação da literatura surda no âmbito educacional e social, de que maneira o Atendimento Educacional especializado (AEE) pode contribuir na mediação desses diálogos. BRASIL (2017); LIBÂNEO (2016); STROBEL (2015) entre outros, foram relevantes para o desenvolvimento desta proposta assim como, na relevância da inserção da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), como Língua de instrução para o aprendiz surdo, e como segunda língua (L2) para o ouvinte. O mesmo foi objetivado em uma proposta reflexiva, propondo uma apresentação descrevendo estratégias pedagógicas utilizadas na literatura surda para a aquisição da Libras com o estudante ouvinte, utilizando também de textos literários e recursos visuais para o ensino da literatura surda para o estudante ouvinte, levando-o ao mundo surdo. Os resultados revelam que, a aprendizagem é mais eficaz quando a primeira língua (L1) do educando é utilizada como a principal fonte de instrução, propondo-o assim, a inserção significativa com seus pares e a um letramento expressivo dentro da língua alvo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4888_TB8061_01082023220145.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELMA SANTANA REIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOELMA REIS" "autor_email" => "joelma.1981@outlook.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100665 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8061 "inscrito_id" => 4888 "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): NA MEDIAÇÃO DE DIÁLOGOS ENTRE A LITERATURA SURDA E OUVINTE" "resumo" => "RESUMO O presente estudo propõe uma proposta reflexiva sobre a importância da utilização da Libras como meio de interação e inclusão social. Mas especificamente, com base nos estudos voltados a ampliação da literatura surda no âmbito educacional e social, de que maneira o Atendimento Educacional especializado (AEE) pode contribuir na mediação desses diálogos. BRASIL (2017); LIBÂNEO (2016); STROBEL (2015) entre outros, foram relevantes para o desenvolvimento desta proposta assim como, na relevância da inserção da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), como Língua de instrução para o aprendiz surdo, e como segunda língua (L2) para o ouvinte. O mesmo foi objetivado em uma proposta reflexiva, propondo uma apresentação descrevendo estratégias pedagógicas utilizadas na literatura surda para a aquisição da Libras com o estudante ouvinte, utilizando também de textos literários e recursos visuais para o ensino da literatura surda para o estudante ouvinte, levando-o ao mundo surdo. Os resultados revelam que, a aprendizagem é mais eficaz quando a primeira língua (L1) do educando é utilizada como a principal fonte de instrução, propondo-o assim, a inserção significativa com seus pares e a um letramento expressivo dentro da língua alvo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4888_TB8061_01082023220145.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELMA SANTANA REIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOELMA REIS" "autor_email" => "joelma.1981@outlook.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }