RESUMO O presente estudo propõe uma proposta reflexiva sobre a importância da utilização da Libras como meio de interação e inclusão social. Mas especificamente, com base nos estudos voltados a ampliação da literatura surda no âmbito educacional e social, de que maneira o Atendimento Educacional especializado (AEE) pode contribuir na mediação desses diálogos. BRASIL (2017); LIBÂNEO (2016); STROBEL (2015) entre outros, foram relevantes para o desenvolvimento desta proposta assim como, na relevância da inserção da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), como Língua de instrução para o aprendiz surdo, e como segunda língua (L2) para o ouvinte. O mesmo foi objetivado em uma proposta reflexiva, propondo uma apresentação descrevendo estratégias pedagógicas utilizadas na literatura surda para a aquisição da Libras com o estudante ouvinte, utilizando também de textos literários e recursos visuais para o ensino da literatura surda para o estudante ouvinte, levando-o ao mundo surdo. Os resultados revelam que, a aprendizagem é mais eficaz quando a primeira língua (L1) do educando é utilizada como a principal fonte de instrução, propondo-o assim, a inserção significativa com seus pares e a um letramento expressivo dentro da língua alvo.