Esta pesquisa apresenta uma análise dos avanços nas metodologias ativa baseadas em projetos para a formação de professores, por meio da utilização da experimentação no ensino de química, através de uma revisão bibliográfica. A disciplina de química é vista como um desafio para os professores, principalmente devido à dificuldade em associar teoria e prática em sala de aula, além da dificuldade em relacionar os conteúdos com o cotidiano dos alunos. Os descritores utilizados na busca de artigos foram: "Experimentação", "Metodologia por projeto", "Formação de professores" e "Ensino de química". Todos os quatro descritores foram inseridos na opção "Qualquer campo" de pesquisa. Foram aplicados os seguintes filtros como critérios de inclusão: "Recorte temporal de 5 anos: 2017-2021", "Artigos", "Periódicos revisados por pares" e "Artigos em português". Os critérios de exclusão foram: "Itens repetidos", "Artigos que não abordam modalidades de ensino na área da química" e "Artigos que não abordam a experimentação por meio de metodologia ativa por projeto". Verificou-se que as seis pesquisas analisadas estão relacionadas ao uso da experimentação no ensino de química por meio da metodologia ativa por projeto, identificando as vantagens dessa abordagem e suas contribuições para a formação de professores, principalmente no que diz respeito aos aspectos conceituais dos assuntos abordados na disciplina de química. Portanto, observou-se a predominância de noções e atividades experimentais direcionadas para o desenvolvimento do processo de ensino, aprendizagem e formação de professores.