Considerando as perspectivas apontada pela pesquisadora Pimenta (1996), é possível notar o quão é fundamental a importância da identidade docente construída por cada significação de seus valores, de suas representações, de seus saberes, de suas angústias e anseios. Ao refletir sobre tal ponto, as contribuições da vivência escolar nas séries iniciais do ensino fundamental subsidiarão para o reconhecimento da profissão, para a prática pedagógica e para construção da identidade docente. O presente trabalho visa coletar questões associadas ao contexto da instituição de ensino com ênfase na ação escolar, metodologia da professora titular, avaliação da aprendizagem e relacionamento docente e discente. Para isso, foi utilizado pesquisa de campo com abordagem qualitativa e características descritivas na escola privada CEADEP do município de Castanhal-PA, com observações e registros que respalda a contribuição para a formação inicial de graduandos. Os resultados apontam que apesar das divergências encontradas no ambiente escolar, os mesmos conduziram para a reflexão da formação docente. Foram evidenciados esforços de condutas tradicionalistas e métodos de repetição na metodologia de ensino. Portanto, o estudo realizado em sala de aula contribui para o fortalecimento da performatividade da formação inicial em que sua continuidade deve-se ao trabalho docente considerado mais efetivo quando mais se aproximar da lógica que pauta as necessidades da construção de identidades.