MENDES, Ana Cláudia Vilela et al.. Educação sexual nas escolas: consensos e dissensos. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97536>. Acesso em: 23/12/2024 06:07
Este artigo de opinião é um recorte de uma dissertação em andamento no âmbito de Mestrado Profissional do Programa de Ensino de Ciências e Saúde da UNIGRANRIO. Foi realizada uma pesquisa de caráter informal do tipo survey nas redes sociais, questionando os internautas acerca da seguinte opinião: “É importante ter educação sexual nas escolas? Por quê?” As respostas foram tabuladas em planilha própria e, por conseguinte, identificando as Ideias Centrais de 19 pessoas que responderam prontamente à pergunta no período de 24h. A Ideia Central prevalente (52,5%) que emergiu das opiniões dos internautas foi “Informação”. Sugerindo que, para os participantes, a educação sexual para acontecer na escola precisa oferecer informações atualizadas sobre o corpo, relacionamentos saudáveis, contracepção, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, respeito ao limite e no desenvolvimento de habilidades de comunicação. Podemos inferir que estas opiniões vão ao encontro de habilidades fundamentais para prevenir a violência sexual, o assédio e o abuso. Embora, seja um recorte, a incipiente pesquisa reconhece que a implementação de uma educação sexual nas escolas enfrentará desafios, como resistência cultural, falta de apoio político e desinformação. Contudo, para superar esses obstáculos, é necessário um compromisso coletivo de educadores, pais, profissionais de saúde e formuladores de políticas para garantir que a educação sexual seja parte integrante dos currículos escolares e que seja baseada em evidências científicas atualizadas.