Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MARCAS IDENTITÁRIAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, NUMA REALIDADE PARAENSE

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente resumo surgiu de uma pesquisa que tinha por objetivo, identificar marcadores que legitimam as identidades docentes de professoras de Educação Infantil a partir da análise de um artefato cultural, elaborado no cotidiano profissional de cada uma delas. O estudo se consolidou após a análise de três Cadernos de Plano de Aula de três professoras, ambas com formação superior atuantes na Educação Infantil de uma unidade de ensino no município de Goianésia do Pará/PA. Teoricamente teve embasamento em autores do campo de estudo a destacar Costa (2006); Costa e Silveira (2006); Carvalho (1998); Hall (2011) e outros. No campo teórico metodológico tem sustentação nos argumentos de Costa (1996; 2007), uma vez que “nos Estudos Culturais - este é um campo eminentemente crítico” (COSTA, 2007, p. 75). Evidenciou-se que as identidades das professoras de Educação Infantil, são representadas a partir de marcadores presentes no artefato analisado usado por cada uma, que por sua vez, se constitui num instrumento em que elas registram as atividades desenvolvidas no cotidiano da sala de aula com seus alunos. Também evidenciamos que as docentes têm em suas representações alguns marcadores específicos desse nível de ensino, isso visto a partir da análise do artefato cultural ainda muito presente no cotidiano escolar de uma realidade do interior do estado do Pará. Esses marcadores merecem nossa atenção, entre os quais: a variação de cores da escrita utilizada no artefato pelas professoras (o Caderno de Plano de Aula); a letra por ter em seu formato bem definido, redonda e de fácil compreensão para qualquer leitor(a), expressões no diminutivo, constituindo, portanto, características singulares de professoras alfabetizadoras. Uma letra definitivamente vista como “letra de mulher”. Esses traços nos permitem classificar como marcadores que legitimam a identidade docente das professoras participantes do estudo.

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