Nas Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC) do Rio Grande no Norte vemos locais potentes para a realização de uma atuação crítica em Psicologia escolar e educacional, conforme o Conselho Federal de Psicologia, que visa coletivizar práticas de formação e de qualidade para todos, na contramão da medicalização e individualização de problemas educacionais. Por se tratar de um espaço não tradicional de atuação para Psicologia, e que apresenta demandas importantes com as quais a profissão pode contribuir, este artigo objetiva discutir acerca das principais linhas de atuação que um psicólogo escolar pode realizar dentro de uma DIREC. Para tanto, toma como base a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. O trabalho baseou-se na experiência de estágio de graduandos de um curso de Psicologia e na análise institucional executada por estes. Os resultados da análise demonstraram como esse campo de trabalho tem um grande potencial de atuação, sendo possível a Psicologia contribuir com diversas atividades, tais como formação continuada dos profissionais da educação - principalmente acerca de temas caros à psicologia escolar, como por exemplo desenvolvimento humano e saúde mental na educação - , palestras e rodas de conversa - visualizando a escola como espaço privilegiado para reflexões sobre gênero, sexualidade e relações etnico-raciais -, mesas de debates, ações de orientação profissional, dentre outras. Concluímos que são diversas as formas como a Psicologia pode contribuir com o trabalho deste órgão melhorando e ampliando sua atuação na promoção do processo de ensino-aprendizagem. Nessa direção, ressalta-se a importância de uma atuação multiprofissional da Psicologia escolar e educacional.