O objetivo do trabalho é investigar a situação das escolas estaduais de Joinville/SC em relação à educação matemática de surdos através da compreensão de alguns profissionais da educação que trabalham com estudantes surdos inseridos em escolas estaduais. Para tanto, foi realizada, de setembro de 2021 a maio de 2022, a produção e divulgação de formulários para que, assim, possa-se elaborar um diagnóstico a fim de investigar como acontece a educação matemática de surdos nas escolas estaduais de Joinville/SC. Foram desenvolvidos três formulários com perguntas dirigidas a professores/as de matemática, a intérpretes de Libras (ou 2º professor\a) e a professores/as do AEE sobre a formação desses profissionais bem como a inserção e permanência dos surdos nas escolas estaduais. Realizou-se a aplicação dessas perguntas em sete escolas estaduais de Joinville/SC com um total de cinco respostas. Com isso, tem-se a finalidade de entender, comparar e relacionar os resultados alcançados com aqueles encontrados na literatura da área, bem como sugerir mudanças na oferta da disciplina de matemática para surdos e ouvintes na Educação Básica. Os resultados mostraram que há uma necessidade em propor meios de comunicação entre os profissionais da escola bem como entre os estudantes. Torna-se necessária a ampliação do ensino de Libras e novas demandas educacionais nas aulas de matemática, além da adaptação dos materiais com maiores possibilidades de recursos visuais e com textos mais diretos evitando ambiguidades, assim como a necessidade em rever os sinais associados à matemática e possivelmente propor a criação de novos. Na medida em que se avança nas pesquisas e a partir dos resultados, pretende-se ampliar a aplicação dos formulários em mais escolas de Joinville/SC, incluindo não apenas em escolas estaduais mas em municipais e particulares em que haja estudantes surdos matriculados, procurando propor adaptações nas aulas de matemática.