Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUIZ DAS FAKE NEWS - UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA (8° ANO – ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97754
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4139
    "inscrito_id" => 12626
    "titulo" => "QUIZ DAS FAKE NEWS - UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA (8° ANO – ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS)"
    "resumo" => "Dentre as consequências da Revolução Tecnológica, a democratização das ferramentas digitais e a superabundância das informações que circulam nas mídias são marcantes para a sociedade. Nesse contexto, o aumento considerável do número de usuários no ciberespaço na última década alterou também o perfil do aluno do século XXI, que passa a exercer um papel ambivalente, isto é, o de receptor e emissor de conteúdos, em ambientes virtuais em que qualquer pessoa pode se tornar produtora de conteúdo digital. Nesse cenário são criadas situações de leitura e autoria, sendo, portanto, fundamental a aprendizagem da análise, da checagem e da filtragem das informações que esses indivíduos recebem. Essa conjuntura remete à análise acerca da necessidade de implantação de um currículo escolar baseado em novos letramentos, mais especificamente, no letramento informacional, que seria proposto com vistas a contribuir para a efetiva formação do pensamento crítico e para o desenvolvimento de habilidades relativas à compreensão e à identificação de informações falsas, assim como da desinformação em diversas conjunturas, e ao uso ético e cidadão das ferramentas. Diante da complexidade e da importância do tema, este trabalho traz uma sugestão de sequência didática que pode ser aplicada em turmas de 8° ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, sendo previsto na etapa conclusiva a aplicação de um quiz aos alunos de uma instituição escolar. A escolha pela temática das fake news está relacionada ao fato de que, quanto maior é a abundância de informações, maior é a quantidade de desinformação que circula nas redes. A sequência didática é formada por aulas expositivas que tratam dos seguintes temas: análise das características e dos elementos da notícia, seus tipos e as formas de identificação, e das categorias da desinformação, além da elaboração e divulgação coletiva do quiz, associada à propaganda para incentivar a participação de todos os alunos, seguida de análise dos dados coletados através das respostas do quiz e debate sobre os resultados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12626_TB4139_10122023213620.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA CUNHA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "PAULA"
    "autor_email" => "paulageo1705@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97754
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4139
    "inscrito_id" => 12626
    "titulo" => "QUIZ DAS FAKE NEWS - UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA (8° ANO – ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS)"
    "resumo" => "Dentre as consequências da Revolução Tecnológica, a democratização das ferramentas digitais e a superabundância das informações que circulam nas mídias são marcantes para a sociedade. Nesse contexto, o aumento considerável do número de usuários no ciberespaço na última década alterou também o perfil do aluno do século XXI, que passa a exercer um papel ambivalente, isto é, o de receptor e emissor de conteúdos, em ambientes virtuais em que qualquer pessoa pode se tornar produtora de conteúdo digital. Nesse cenário são criadas situações de leitura e autoria, sendo, portanto, fundamental a aprendizagem da análise, da checagem e da filtragem das informações que esses indivíduos recebem. Essa conjuntura remete à análise acerca da necessidade de implantação de um currículo escolar baseado em novos letramentos, mais especificamente, no letramento informacional, que seria proposto com vistas a contribuir para a efetiva formação do pensamento crítico e para o desenvolvimento de habilidades relativas à compreensão e à identificação de informações falsas, assim como da desinformação em diversas conjunturas, e ao uso ético e cidadão das ferramentas. Diante da complexidade e da importância do tema, este trabalho traz uma sugestão de sequência didática que pode ser aplicada em turmas de 8° ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, sendo previsto na etapa conclusiva a aplicação de um quiz aos alunos de uma instituição escolar. A escolha pela temática das fake news está relacionada ao fato de que, quanto maior é a abundância de informações, maior é a quantidade de desinformação que circula nas redes. A sequência didática é formada por aulas expositivas que tratam dos seguintes temas: análise das características e dos elementos da notícia, seus tipos e as formas de identificação, e das categorias da desinformação, além da elaboração e divulgação coletiva do quiz, associada à propaganda para incentivar a participação de todos os alunos, seguida de análise dos dados coletados através das respostas do quiz e debate sobre os resultados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12626_TB4139_10122023213620.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA CUNHA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "PAULA"
    "autor_email" => "paulageo1705@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Dentre as consequências da Revolução Tecnológica, a democratização das ferramentas digitais e a superabundância das informações que circulam nas mídias são marcantes para a sociedade. Nesse contexto, o aumento considerável do número de usuários no ciberespaço na última década alterou também o perfil do aluno do século XXI, que passa a exercer um papel ambivalente, isto é, o de receptor e emissor de conteúdos, em ambientes virtuais em que qualquer pessoa pode se tornar produtora de conteúdo digital. Nesse cenário são criadas situações de leitura e autoria, sendo, portanto, fundamental a aprendizagem da análise, da checagem e da filtragem das informações que esses indivíduos recebem. Essa conjuntura remete à análise acerca da necessidade de implantação de um currículo escolar baseado em novos letramentos, mais especificamente, no letramento informacional, que seria proposto com vistas a contribuir para a efetiva formação do pensamento crítico e para o desenvolvimento de habilidades relativas à compreensão e à identificação de informações falsas, assim como da desinformação em diversas conjunturas, e ao uso ético e cidadão das ferramentas. Diante da complexidade e da importância do tema, este trabalho traz uma sugestão de sequência didática que pode ser aplicada em turmas de 8° ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, sendo previsto na etapa conclusiva a aplicação de um quiz aos alunos de uma instituição escolar. A escolha pela temática das fake news está relacionada ao fato de que, quanto maior é a abundância de informações, maior é a quantidade de desinformação que circula nas redes. A sequência didática é formada por aulas expositivas que tratam dos seguintes temas: análise das características e dos elementos da notícia, seus tipos e as formas de identificação, e das categorias da desinformação, além da elaboração e divulgação coletiva do quiz, associada à propaganda para incentivar a participação de todos os alunos, seguida de análise dos dados coletados através das respostas do quiz e debate sobre os resultados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.