Dentre as consequências da Revolução Tecnológica, a democratização das ferramentas digitais e a superabundância das informações que circulam nas mídias são marcantes para a sociedade. Nesse contexto, o aumento considerável do número de usuários no ciberespaço na última década alterou também o perfil do aluno do século XXI, que passa a exercer um papel ambivalente, isto é, o de receptor e emissor de conteúdos, em ambientes virtuais em que qualquer pessoa pode se tornar produtora de conteúdo digital. Nesse cenário são criadas situações de leitura e autoria, sendo, portanto, fundamental a aprendizagem da análise, da checagem e da filtragem das informações que esses indivíduos recebem. Essa conjuntura remete à análise acerca da necessidade de implantação de um currículo escolar baseado em novos letramentos, mais especificamente, no letramento informacional, que seria proposto com vistas a contribuir para a efetiva formação do pensamento crítico e para o desenvolvimento de habilidades relativas à compreensão e à identificação de informações falsas, assim como da desinformação em diversas conjunturas, e ao uso ético e cidadão das ferramentas. Diante da complexidade e da importância do tema, este trabalho traz uma sugestão de sequência didática que pode ser aplicada em turmas de 8° ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, sendo previsto na etapa conclusiva a aplicação de um quiz aos alunos de uma instituição escolar. A escolha pela temática das fake news está relacionada ao fato de que, quanto maior é a abundância de informações, maior é a quantidade de desinformação que circula nas redes. A sequência didática é formada por aulas expositivas que tratam dos seguintes temas: análise das características e dos elementos da notícia, seus tipos e as formas de identificação, e das categorias da desinformação, além da elaboração e divulgação coletiva do quiz, associada à propaganda para incentivar a participação de todos os alunos, seguida de análise dos dados coletados através das respostas do quiz e debate sobre os resultados.