O trabalho apresentado se configura como uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, realizada para identificar e expor os avanços alcançados na área da robótica, bem como desmistificar pensamentos errôneos a respeito da influência e utilização da Inteligência Artificial (IA) no contexto educacional, exemplificando cenários específicos relacionados ao protótipo ChatGPT (Transformador Pré-treinado de Gerador de conversas) desenvolvido pela OpenAI, atualmente em fase de teste. Para a construção deste material realizou-se entrevistas com docentes e discentes, pertencentes à rede pública de ensino de diversas modalidades, a fim de recolher relatos relacionados à utilização do ChatGPT e as mudanças que poderão ser acometidas aos seres humanos quanto a sua forma de produzir e aprender. Para a elaboração de uma linha de raciocínio em observância ao processo evolutivo da Inteligência Artificial, realizou-se a leitura e análise de materiais bibliográficos produzidos por pesquisadores e teóricos da área, bem como entrevistas e reportagens da atualidade. Com isso, objetivamos analisar socialmente as principais considerações da população acerca do tema. Por fim, destacou-se a importância do uso consciente das plataformas de serviços tais como Chatbots e assistentes virtuais em sala de aula para o melhor aproveitamento do processo de ensino aprendizagem, ressaltando a necessidade de adaptação das instituições e profissionais da educação à nova realidade.