A formação docente tem sido colocada como um dos fatores chave para a superação de problemas de ensino-aprendizagem e portanto para a qualidade da educação básica. Nesse contexto, visando romper com a dicotomia teoria–prática, foi criado em 2007 o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), que procura colocar o graduando em contato com a educação básica da rede pública de ensino durante a graduação, período este que deve fazer a articulação da teoria vista na universidade com a prática observada nas escolas. Faz-se necessária a compreensão de que a proposta do PIBID está em consonância com o conceito de professor-reflexivo. Partindo dessa perspectiva, esclarecemos que o presente trabalho objetiva compreender como o PIBID tem contribuído para a formação de bolsistas que efetivam suas ações na Escola Marcos Valentim Pereira de Souza, no município de Fortaleza. Para tal, nos utilizamos de uma metodologia de cunho qualitativo, através de um estudo de caso e da aplicação de questionários aos quinze bolsistas sujeitos da pesquisa. Como resultado do questionário aplicado, obtivemos a palavra “prática” recorrente em grande parte das respostas. Percebe-se que o PIBID subsidia a ruptura da dicotomia entre teoria e prática, pois o fato de estar em contato com as escolas no período de graduação, segundo os bolsistas, faz com que haja possibilidades de solucionar alguns problemas que somente emergem da prática. Nesse processo em que a qualidade da formação docente se apresenta como um dos fatores que podem contribuir para superação de dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, programas que busquem fazer uma aproximação da teoria com a prática e que visem aprimorar a formação dos professores, como é o caso PIBID, configuram propostas de suma importância, uma vez que seus efeitos, certamente, recairão, a longo prazo, na qualidade da educação básica. De acordo com as respostas dos bolsistas, o PIBID pode ser considerando um programa exitoso. Ele está contribuindo com a formação dos discentes ao permitir a articulação da teoria vista na universidade com a prática vivenciada no contexto da educação básica. A partir do programa, os graduandos são impelidos a refletirem sobre suas práticas de intervenções didático-pedagógicas a fim de promoverem uma aprendizagem significativa com ações inovadoras e criativas. Através desta pesquisa, pudemos perceber que a formação docente está inserida em um contexto político, econômico e social amplo, e que a prática não se encontra neutra e isolada destes fatores. A responsabilidade da qualidade da educação básica perpassa por investimentos, por políticas públicas eficazes, por valorização do magistério e por condições adequadas de trabalho para o professor.