Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS GÊNEROS TEXTUAIS NA PERSPECTIVA DA BNNC: UMA DISCUSSÃO ACERCA DO LETRAMENTO DIGITAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O texto da Base Nacional Comum Curricular – BNCC tem sido objeto de discussão em vários espaços institucionais e tem gerado críticas sobre o modo como foi elaborado – as suas condições de produção – considerando ser um documento oficial de caráter normativo. O presente artigo tem como objetivo analisar como os professores das escolas de ensino médio promovem o letramento, a partir dos gêneros textuais propostos na BNCC e averiguar se eles se apropriam de todos os gêneros – sobremaneira da esfera digital – e das habilidades propostas, pelo documento, referente a cada gênero textual elencado. Compreender essa formação docente acerca dos gêneros textuais e seus letramentos, importa-nos uma vez sabermos que os conhecimentos sobre as diferentes linguagens e gêneros devem ser mobilizados em favor das capacidades de leitura e escrita que devem estar a serviço da ampliação das diferentes práticas e campos de atividades diferenciadas e que o aluno deve se mostrar apto a aprendê-los e competente para interpretar ou produzir determinado gênero de texto, pois cada situação comunicativa lhe faz exigências específicas. A metodologia, que é de caráter bibliográfico documentar e de campo, através do instrumental questionário que será aplicado aos professores numa escola de ensino médio; visa observarmos se os docentes apropriam-se dos gêneros textuais contemplados na BNCC, ainda como busca analisar se há algum gênero, mais privilegiado ou não, no documento normativo. Ampara-nos nesse percurso investigativo BRONCKART (2019); GERALDI (2019); SOARES (2019); BRASIL (2018); ROJO; BARBOSA (2015); STREET (2014); BAKHTIN (2012): MARCUSCHI (2012); SOBRAL (2009); COSCARELLI (2007); KLEIMAN (2007), entre outros estudiosos. Apesar das tantas discussões já realizadas, acreditamos que o trabalho reflexivo do fazer docente é de análise contínua, principalmente para seguir o diálogo entre pesquisadores educacionais e professores da educação básica pública, que são grandes interessados e responsáveis pelas mediações das aprendizagens colocadas pelo documento como essenciais.

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