O processo de eutrofização ocorre naturalmente ou induzido pela ação do homem, ele é reconhecido como um dos problemas mais importantes concernentes à qualidade da água. O excesso de nutrientes é o principal responsável pela proliferação de microalgas resultando na eutrofização dos corpos d'água. O diálogo sobre a questão ambiental é fundamental na formação cidadã e necessário para a sociedade, instigando a percepção ambiental em relação ao uso sustentável dos recursos hídricos, sendo estratégia positiva para a formação didática e humanitária do aluno. Frente a isso, o trabalho tem por finalidade discutir sobre o cenário de ambientes eutrofizados no entorno da região, demonstrando os danos gerados por esses microrganismos em ambientes aquáticos poluídos por ações antrópicas. Os métodos utilizados para obtenção de resultados foi o uso de imagens desses locais previamente conhecido dos alunos, com a intervenção dialogada com os alunos do 2º B e 3º B da Escola Edson da Paz Cunha, localizada em Parnaíba-Pi, sobre a problemática a fim de despertarmos o lado crítico dos estudantes acerca do conteúdo abordado. Inicialmente foi introduzindo a temática através de rodas de conversa e exposição do assunto, pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), com os alunos sobre como ocorre esta problemática e quais os danos causados, trazendo propostas de intervenções que possam minimizar os problemas enfrentados nestes ambientes e em sua respectiva diversidade, analisando a desenvoltura do aluno. Essa ação didática foi realizada com atividades práticas através de um jogo, gerando uma troca de conhecimento por todos. É importante salientar que essa metodologia de ensino traz consigo uma forma lúdica de aprendizado, demonstrando estes desafios ambientais, que são vistos no dia a dia. Desta forma, a intervenção e conscientização da importância dos recursos naturais são de suma importância para a sua preservação.