SANTOS, Guilherme Celestino Souza et al.. A dimensão reflexiva do educador. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97957>. Acesso em: 23/12/2024 03:01
Neste artigo são feitas algumas considerações sobre a importância da reflexão sobre a prática pedagógica dos/as professores/as, a partir da concepção destes/as como profissional reflexivo. Contrapõe-se o tipo de formação de professores baseado na perspectiva da racionalidade técnica por acreditar que esse modelo formativo não atende as demandas atuais das escolas, sendo necessário se pensar em uma formação docente que articule técnica e prática num movimento constante de ação-reflexão-ação, ou seja, que propicie a constituição do/a professor/a reflexivo. O objetivo principal deste estudo é destacar alguns caminhos que nos apareceram como mais interessantes para pensar a dimensão reflexiva do ato educativo. Para a produção dos dados foi realizada uma pesquisa qualitativa de base bibliográfica em autores/as que contribuem com a temática. Como resultados, salienta-se que no campo educacional é necessário refletir sobre os saberes fundamentais à prática pedagógica, considerando a importância da dimensão reflexiva nos processos formativos para que os/as professores/as assumam sua autonomia no ato educativo e busquem estabelecer novas possibilidades de ação sobre sua prática pedagógica. Compreender a prática pedagógica de forma reflexiva implica reconhecer a complexidade e as contradições presentes no contexto educacional. Os professores devem questionar suas ações, analisar o impacto de suas escolhas no processo de ensino-aprendizagem e considerar as necessidades dos alunos.