Diante das novas necessidades que são requeridas para os professores mediante a explosão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em seus diferentes níveis, é um dos principais desafios tanto para professores em início de carreira, quanto para professores mais experientes. A partir desta contextualização o presente artigo científico tem como objetivo central realizar uma revisão bibliográfica sobre as novas metodologias para o ensino de geografia, com ênfase nos aspectos da geografia física, para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para a realização da presente pesquisa, realizamos uma pesquisa bibliográfica acerca das principais metodologias para o ensino de geografia, tendo como pressuposto uma educação sócio-construtivista de viés voltado para Lev Vygotsky. Nesta perspectiva, explanamos três metodologias voltadas para o ensino de geografia física, a primeira deles sendo a metodologia para o ensino dos agentes endógenos, a segunda metodologia está relacionada aos aspectos da crosta, manto e núcleo terrestre através de materiais didáticas de baixo custo, e por último descrevemos a metodologia voltada para o ensino de cartografia temática. Por fim, como resultados finais destacamos a importância de trabalhar essas metodologias ativas de forma conjunta, tanto com alunos neurotípicos quanto com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo necessário o professor de geografia se manter atualizado acerca das novas metodologias para o ensino de geografia em suas diferentes vertentes.