Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENCONTRO FISIOLÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA DE ACOLHIMENTO AOS INGRESSANTES DO CURSO DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99657 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6592 "inscrito_id" => 17312 "titulo" => "ENCONTRO FISIOLÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA DE ACOLHIMENTO AOS INGRESSANTES DO CURSO DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO" "resumo" => "O ingresso dos estudantes de Medicina se dá através do Instituto Biomédico (IB), onde tomam contato com as unidades curriculares do ciclo inicial, o que para muitos parece distante do universo médico pretendido no Hospital Universitário. No IB, as experiências acadêmicas eram acompanhadas de relatos de um ambiente nada acolhedor e pouco motivacional. Reflexões sobre esses relatos, por um grupo de professores que deram início a um evento denominado Encontro Fisiológico (EF). O primeiro EF aconteceu em 2017 e incluiu uma programação com duração de 8 horas, que foi iniciada com um café organizado pelos professores do primeiro período e estudantes do segundo período. O café da manhã foi o ambiente onde os estudantes tiveram o primeiro contato com parte de seus professores. Na sequência foram realizadas atividades com temas diversos e de interesse dentro da formação médica, como por exemplo, o que é ser médico, pontos sobre ética, escolha de carreira e apoio psicopedagógico. Os estudantes tinham a liberdade de interromper, perguntar, dividir inquietações e espaços eram abertos para o diálogo, ponto sensível em relação ao sentimento de acolhimento e pertencimento. O encontro foi encerrado com uma atividade lúdica, uma dinâmica realizada em espaço aberto para promover reflexão sobre o estar na Universidade. Novas edições do EF foram realizadas nos semestres subsequentes, sendo interrompido em virtude da declaração pela Organização Mundial de Saúde do estado de pandemia da COVID-19 e do decorrente isolamento físico determinado pelo Ministério da Saúde. Os resultados observados incluíram diálogo aberto e continuado durante todo o primeiro ano de formação, que desencadeou na adesão dos estudantes em colaborarem no EF seguinte e o apoio a outras atividades acadêmico científicas realizadas no IB. Conclui-se que espaços de diálogo e reflexão oferecidos na Universidade podem contribuir para a formação humanizada na saúde, conforme previsto nas diretrizes curriculares.O ingresso dos estudantes de Medicina se dá através do Instituto Biomédico (IB), onde tomam contato com as unidades curriculares do ciclo inicial, o que para mu" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID17312_TB6592_01102023001209.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOLANGE CAMPOS VICENTINI" "autor_nome_curto" => "Mrs Vicentini" "autor_email" => "solange.vicentini@unirio." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99657 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6592 "inscrito_id" => 17312 "titulo" => "ENCONTRO FISIOLÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA DE ACOLHIMENTO AOS INGRESSANTES DO CURSO DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO" "resumo" => "O ingresso dos estudantes de Medicina se dá através do Instituto Biomédico (IB), onde tomam contato com as unidades curriculares do ciclo inicial, o que para muitos parece distante do universo médico pretendido no Hospital Universitário. No IB, as experiências acadêmicas eram acompanhadas de relatos de um ambiente nada acolhedor e pouco motivacional. Reflexões sobre esses relatos, por um grupo de professores que deram início a um evento denominado Encontro Fisiológico (EF). O primeiro EF aconteceu em 2017 e incluiu uma programação com duração de 8 horas, que foi iniciada com um café organizado pelos professores do primeiro período e estudantes do segundo período. O café da manhã foi o ambiente onde os estudantes tiveram o primeiro contato com parte de seus professores. Na sequência foram realizadas atividades com temas diversos e de interesse dentro da formação médica, como por exemplo, o que é ser médico, pontos sobre ética, escolha de carreira e apoio psicopedagógico. Os estudantes tinham a liberdade de interromper, perguntar, dividir inquietações e espaços eram abertos para o diálogo, ponto sensível em relação ao sentimento de acolhimento e pertencimento. O encontro foi encerrado com uma atividade lúdica, uma dinâmica realizada em espaço aberto para promover reflexão sobre o estar na Universidade. Novas edições do EF foram realizadas nos semestres subsequentes, sendo interrompido em virtude da declaração pela Organização Mundial de Saúde do estado de pandemia da COVID-19 e do decorrente isolamento físico determinado pelo Ministério da Saúde. Os resultados observados incluíram diálogo aberto e continuado durante todo o primeiro ano de formação, que desencadeou na adesão dos estudantes em colaborarem no EF seguinte e o apoio a outras atividades acadêmico científicas realizadas no IB. Conclui-se que espaços de diálogo e reflexão oferecidos na Universidade podem contribuir para a formação humanizada na saúde, conforme previsto nas diretrizes curriculares.O ingresso dos estudantes de Medicina se dá através do Instituto Biomédico (IB), onde tomam contato com as unidades curriculares do ciclo inicial, o que para mu" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID17312_TB6592_01102023001209.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOLANGE CAMPOS VICENTINI" "autor_nome_curto" => "Mrs Vicentini" "autor_email" => "solange.vicentini@unirio." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ingresso dos estudantes de Medicina se dá através do Instituto Biomédico (IB), onde tomam contato com as unidades curriculares do ciclo inicial, o que para muitos parece distante do universo médico pretendido no Hospital Universitário. No IB, as experiências acadêmicas eram acompanhadas de relatos de um ambiente nada acolhedor e pouco motivacional. Reflexões sobre esses relatos, por um grupo de professores que deram início a um evento denominado Encontro Fisiológico (EF). O primeiro EF aconteceu em 2017 e incluiu uma programação com duração de 8 horas, que foi iniciada com um café organizado pelos professores do primeiro período e estudantes do segundo período. O café da manhã foi o ambiente onde os estudantes tiveram o primeiro contato com parte de seus professores. Na sequência foram realizadas atividades com temas diversos e de interesse dentro da formação médica, como por exemplo, o que é ser médico, pontos sobre ética, escolha de carreira e apoio psicopedagógico. Os estudantes tinham a liberdade de interromper, perguntar, dividir inquietações e espaços eram abertos para o diálogo, ponto sensível em relação ao sentimento de acolhimento e pertencimento. O encontro foi encerrado com uma atividade lúdica, uma dinâmica realizada em espaço aberto para promover reflexão sobre o estar na Universidade. Novas edições do EF foram realizadas nos semestres subsequentes, sendo interrompido em virtude da declaração pela Organização Mundial de Saúde do estado de pandemia da COVID-19 e do decorrente isolamento físico determinado pelo Ministério da Saúde. Os resultados observados incluíram diálogo aberto e continuado durante todo o primeiro ano de formação, que desencadeou na adesão dos estudantes em colaborarem no EF seguinte e o apoio a outras atividades acadêmico científicas realizadas no IB. Conclui-se que espaços de diálogo e reflexão oferecidos na Universidade podem contribuir para a formação humanizada na saúde, conforme previsto nas diretrizes curriculares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.