ENCONTRO FISIOLÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA DE ACOLHIMENTO AOS INGRESSANTES DO CURSO DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99657 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6592 "inscrito_id" => 17312 "titulo" => "ENCONTRO FISIOLÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA DE ACOLHIMENTO AOS INGRESSANTES DO CURSO DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO" "resumo" => "O ingresso dos estudantes de Medicina se dá através do Instituto Biomédico (IB), onde tomam contato com as unidades curriculares do ciclo inicial, o que para muitos parece distante do universo médico pretendido no Hospital Universitário. No IB, as experiências acadêmicas eram acompanhadas de relatos de um ambiente nada acolhedor e pouco motivacional. Reflexões sobre esses relatos, por um grupo de professores que deram início a um evento denominado Encontro Fisiológico (EF). O primeiro EF aconteceu em 2017 e incluiu uma programação com duração de 8 horas, que foi iniciada com um café organizado pelos professores do primeiro período e estudantes do segundo período. O café da manhã foi o ambiente onde os estudantes tiveram o primeiro contato com parte de seus professores. Na sequência foram realizadas atividades com temas diversos e de interesse dentro da formação médica, como por exemplo, o que é ser médico, pontos sobre ética, escolha de carreira e apoio psicopedagógico. Os estudantes tinham a liberdade de interromper, perguntar, dividir inquietações e espaços eram abertos para o diálogo, ponto sensível em relação ao sentimento de acolhimento e pertencimento. O encontro foi encerrado com uma atividade lúdica, uma dinâmica realizada em espaço aberto para promover reflexão sobre o estar na Universidade. Novas edições do EF foram realizadas nos semestres subsequentes, sendo interrompido em virtude da declaração pela Organização Mundial de Saúde do estado de pandemia da COVID-19 e do decorrente isolamento físico determinado pelo Ministério da Saúde. Os resultados observados incluíram diálogo aberto e continuado durante todo o primeiro ano de formação, que desencadeou na adesão dos estudantes em colaborarem no EF seguinte e o apoio a outras atividades acadêmico científicas realizadas no IB. Conclui-se que espaços de diálogo e reflexão oferecidos na Universidade podem contribuir para a formação humanizada na saúde, conforme previsto nas diretrizes curriculares." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID17312_TB6592_01102023001209.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOLANGE CAMPOS VICENTINI" "autor_nome_curto" => "Mrs Vicentini" "autor_email" => "solange.vicentini@unirio." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99657 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6592 "inscrito_id" => 17312 "titulo" => "ENCONTRO FISIOLÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA DE ACOLHIMENTO AOS INGRESSANTES DO CURSO DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO" "resumo" => "O ingresso dos estudantes de Medicina se dá através do Instituto Biomédico (IB), onde tomam contato com as unidades curriculares do ciclo inicial, o que para muitos parece distante do universo médico pretendido no Hospital Universitário. No IB, as experiências acadêmicas eram acompanhadas de relatos de um ambiente nada acolhedor e pouco motivacional. Reflexões sobre esses relatos, por um grupo de professores que deram início a um evento denominado Encontro Fisiológico (EF). O primeiro EF aconteceu em 2017 e incluiu uma programação com duração de 8 horas, que foi iniciada com um café organizado pelos professores do primeiro período e estudantes do segundo período. O café da manhã foi o ambiente onde os estudantes tiveram o primeiro contato com parte de seus professores. Na sequência foram realizadas atividades com temas diversos e de interesse dentro da formação médica, como por exemplo, o que é ser médico, pontos sobre ética, escolha de carreira e apoio psicopedagógico. Os estudantes tinham a liberdade de interromper, perguntar, dividir inquietações e espaços eram abertos para o diálogo, ponto sensível em relação ao sentimento de acolhimento e pertencimento. O encontro foi encerrado com uma atividade lúdica, uma dinâmica realizada em espaço aberto para promover reflexão sobre o estar na Universidade. Novas edições do EF foram realizadas nos semestres subsequentes, sendo interrompido em virtude da declaração pela Organização Mundial de Saúde do estado de pandemia da COVID-19 e do decorrente isolamento físico determinado pelo Ministério da Saúde. Os resultados observados incluíram diálogo aberto e continuado durante todo o primeiro ano de formação, que desencadeou na adesão dos estudantes em colaborarem no EF seguinte e o apoio a outras atividades acadêmico científicas realizadas no IB. Conclui-se que espaços de diálogo e reflexão oferecidos na Universidade podem contribuir para a formação humanizada na saúde, conforme previsto nas diretrizes curriculares." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID17312_TB6592_01102023001209.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOLANGE CAMPOS VICENTINI" "autor_nome_curto" => "Mrs Vicentini" "autor_email" => "solange.vicentini@unirio." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }