Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENCONTRO FISIOLÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA DE ACOLHIMENTO AOS INGRESSANTES DO CURSO DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ingresso dos estudantes de Medicina se dá através do Instituto Biomédico (IB), onde tomam contato com as unidades curriculares do ciclo inicial, o que para muitos parece distante do universo médico pretendido no Hospital Universitário. No IB, as experiências acadêmicas eram acompanhadas de relatos de um ambiente nada acolhedor e pouco motivacional. Reflexões sobre esses relatos, por um grupo de professores que deram início a um evento denominado Encontro Fisiológico (EF). O primeiro EF aconteceu em 2017 e incluiu uma programação com duração de 8 horas, que foi iniciada com um café organizado pelos professores do primeiro período e estudantes do segundo período. O café da manhã foi o ambiente onde os estudantes tiveram o primeiro contato com parte de seus professores. Na sequência foram realizadas atividades com temas diversos e de interesse dentro da formação médica, como por exemplo, o que é ser médico, pontos sobre ética, escolha de carreira e apoio psicopedagógico. Os estudantes tinham a liberdade de interromper, perguntar, dividir inquietações e espaços eram abertos para o diálogo, ponto sensível em relação ao sentimento de acolhimento e pertencimento. O encontro foi encerrado com uma atividade lúdica, uma dinâmica realizada em espaço aberto para promover reflexão sobre o estar na Universidade. Novas edições do EF foram realizadas nos semestres subsequentes, sendo interrompido em virtude da declaração pela Organização Mundial de Saúde do estado de pandemia da COVID-19 e do decorrente isolamento físico determinado pelo Ministério da Saúde. Os resultados observados incluíram diálogo aberto e continuado durante todo o primeiro ano de formação, que desencadeou na adesão dos estudantes em colaborarem no EF seguinte e o apoio a outras atividades acadêmico científicas realizadas no IB. Conclui-se que espaços de diálogo e reflexão oferecidos na Universidade podem contribuir para a formação humanizada na saúde, conforme previsto nas diretrizes curriculares.

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