Os jogos didáticos são de grande importância para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, deve ser sempre uma das opções a ser trabalhada em sala de aula, pois é uma forma de facilitar a aprendizagem do estudante em relação ao conteúdo repassado pelo docente, possibilitando a assimilação ativa dos assuntos. Quando se trata de educação, o uso de métodos diversificados tem grande importância pedagógica, uma vez que os jogos estimulam o aspecto físico, mental e intelectual. O trabalho teve como objetivo estudar cada bioma brasileiro, através de um jogo didático que consiste em um mapa organizado com as características dos biomas. O projeto foi realizado na Escola Estadual Gonçalves de Carvalho, que está localizado no município de Araguatins, no norte do estado do Tocantins, na rua Marechal Castelo Branco, no bairro nova Araguatins. Ao observar a turma foi possível verificar que os alunos não tinham nenhum contato com conteúdo em sala de aula e com o isso, o tema foi explicado dando ênfase nos biomas: Amazônia, mata atlântica, cerrado, pampas, caatinga e pantanal nas turmas de 6° ano 2 e 7° ano 1 no período matutino. Logo em seguida houve a aplicação do jogo. O intuito da brincadeira foi verificar se através do jogo os discentes aprendem de maneira mais proveitosa. Com a aplicação do jogo foi possível observar que alguns grupos não conseguiram relacionar os biomas com sua localização ou características. A partir das análises dos dados foi possível compreender que cada turma vai aprender de um modo diferente, nem todos alunos conseguem assimilar o conteúdo somente com os métodos ativos e nem todos aprendem de forma tradicional, então, está sempre modificando seus métodos sala de aula muito importante.