Este trabalho busca investigar o tratamento pedagógico dado à coesão lexical em videoaulas para o ensino de língua portuguesa, haja vista a relevância que esses recursos audiovisuais adquiriram no contexto (pós)pandêmico, passando de ferramenta complementar às aulas a possibilidade de opção principal de acesso ao conhecimento por parte de alunos e professores. Nossa pesquisa, nesse sentido, caracteriza-se como documental, qualitativa, aplicada e interpretativo-descritiva. Em relação ao percurso metodológico, primeiramente, houve a coleta de dados, mediante a catalogação de cinco videoaulas pertencentes a quatro canais educativos on-line, sendo eles: Brasil Escola, Canal Futura, Kultivi e Geekie Games. Em seguida, para subsidiar a análise e a interpretação dos dados coletados, fundamentamo-nos nas contribuições de Neves (2020), Antunes (2012; 2009; 2005), Bezerra e Reinaldo (2020), Costa-Hübes (2017), entre outros, de modo a desvelar as noções de léxico, as orientações teóricas e as perspectivas de análise linguística subjacentes aos materiais analisados. Verificamos, portanto, que há uma predominância de recursos do procedimento de substituição lexical entre os objetos de conhecimento, tratados, em geral, nas dimensões da palavra e da frase. Quanto às orientações teóricas, prevalecem as vertentes do Funcionalismo e da Linguística de Texto (em diferentes fases) e, no que se refere às perspectivas de análise linguística, sobressai a perspectiva conservadora ao lado de uma esporádica presença da conciliadora. Diante de tais resultados, ratificamos nossa defesa por uma concepção e um ensino do léxico alicerçados em seu funcionamento textual-interativo, a partir do qual se enfatizam as contribuições do sistema lexical para a organização da língua e a construção da textualidade e a argumentatividade.