O presente trabalho visa analisar a defasagem no meio acadêmico, de profissionais habilitados para o ensino de Física na educação básica, mostrando os impactos e principais problemas encontrados. Buscando responder questionamentos que trazem a reflexão de como se encontra a atuação dos professores de Física nas escolas públicas, o número de profissionais que ministram aulas da referida disciplina que possuem realmente formação específica na área e de que modo estão dispostos estes profissionais habilitados por região, sobretudo na região Nordeste do país. Deste modo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio da análise estatística dos dados obtidos dos últimos censos escolares, do Plano Nacional de Ensino (PNE-2014-2024) das escolas públicas e através de uma pesquisa de campo realizada na 11ª Gerência Regional de Educação da Paraíba e em turmas do curso Licenciatura em Física do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE, campus Serra Talhada. Os resultados obtidos evidenciam que grande parte dos professores que ministram aulas de Física no ensino médio não possui formação acadêmica na referida área. Além disso, a evasão de estudantes nos cursos licenciatura em Física contribui para esta defasagem de docentes que não dispõem de formação específica, sendo as maiores taxas encontradas no Nordeste do país.