O artigo propõe o debate sobre a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Secretaria Municipal de Fortaleza (SME), contextualizando uma série histórica e objetivando a discussão de um programa lançado em 2023, pela Prefeitura de Fortaleza, intitulado Nova EJA. O Programa conta com investimento financeiro e mudança na Proposta Curricular que atenda e garanta a especificidade desse público já que nas últimas décadas essa modalidade tem sido secundarizada em nível nacional. A abordagem metodológica inclui revisão bibliográfica no Plano Nacional de Educação e nas Diretrizes Curriculares, além de documentos municipais que fundamentam a proposta. Desenvolve uma breve apresentação da EJA no contexto brasileiro fundamentando o seu papel político e social, utilizando alguns teóricos como ARROYO (2003, 2017, 2021), BRAGA (2015), COSTA (2021) e FREIRE (2005, 2010). Assim, optou-se por apresentar as ações em andamento que a Secretaria Municipal de Fortaleza - SME, empreende nesta modalidade, fundamentada nas seguintes premissas: proposta de uma EJA com garantia de aprendizagem significativa, conectada com o mundo atual e com as expectativas com o trabalho; garantia do acesso, permanência e o sucesso dos estudantes; e uma EJA com currículo inovador, com ênfase na parte diversificada ,envolvendo o projeto de vida voltado para educação empreendedora e a inclusão digital.