No processo de ensino-aprendizagem as metodologias práticas ganham destaque, pois proporcionam a observação e aplicação de conhecimentos de uma maneira que não seria possível esta experiência apenas com a teoria. Alguns conteúdos ministrados em biologia abrangem conceitos e características difíceis de serem compreendidos pelos alunos apenas na teoria, mesmo ao se utilizar outros recursos como vídeos ou imagens. Isso é perceptível dentro da disciplina de Biologia para alunos de ensino médio da ECIEFM Deputado Nominando Muniz Diniz. O objetivo do presente trabalho é relatar uma experiência de aula prática sobre célula vegetal no Instituto Federal – Campus princesa Isabel demostrando a percepção da importância dessas práticas pelos alunos. O método adotado no presente projeto é a descrição da realização de uma aula prática e apresentação dos resultados da experiencia dos alunos com a utilização do microscópio. Os resultados mostram que a aula prática proporciona um ambiente favorável à participação e interação entre os alunos, de forma que em algum momento da mesma houve a participação de 100% da turma. Esta abordagem permite ainda o desenvolvimento de habilidades técnicas requeridas para a formação das futuras licenciadas em Ciências Biológicas que puderam desenvolver esta aula por meio do projeto de residência pedagógica, no qual pode ser configurada como uma ferramenta metodológica exitosa na disciplina de Biologia.