Através da educação popular, surgiu-se na Universidade Federal de Pernambuco, pré-vestibulares que contemplam pessoas com diversas realidades sociais e econômicas, para auxiliar na preparação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Levando em conta que a chegada da pandemia da covid-19 foi um grande problema mundial, acarretando mudanças na rotina da sociedade, tais transformações foram evidenciadas também na educação como um todo. Durante o período da pandemia, o ensino desde a educação básica ao ensino superior funcionou de forma remota, sendo as aulas transmitidas por aparelhos tecnológicos através de aplicativos como Google Meet e Zoom, e complementadas com o Google Classroom ou Whatsapp, na maioria dos casos. Por esse motivo, a educação passou a se reinventar, buscando a melhor forma de viabilizar o ensino, e suas devidas devolutivas, evidenciando consequências no retorno às aulas presenciais. Porém, a volta do ensino presencial pós- pandemia encontra desafios mencionados pelos alunos, seja por questões de deslocamentos, comportamento em sala de aula ou absorção de conteúdo. Um pré-vestibular em Recife - PE, mostra os desafios encontrados pelos alunos, assim como problemas que a pandemia deixou de herança. Preludialmente, nota-se que a maior dificuldade dos pré-vestibulares é em relação a defasagem de aprendizagem por parte dos alunos, e após aplicação de um questionário através do formulário da plataforma Google, com perguntas relacionadas ao deslocamento, a volta para as aulas presenciais e também a absorção dos conteúdos proposto, conclui-se que os discentes mostram dificuldades na volta para as aulas presenciais.