Ao assumir a formação integral do sujeito como missão das instituições de ensino, espera-se que a escola compreenda que a construção da identidade pessoal caracteriza-se como um movimento iniciado desde a idade pré-escolar na vida dos alunos, fazendo-se importante refletir questões como a autoimagem, representatividade e etnia. Para tanto, o presente estudo buscou refletir a construção da identidade dos alunos de Educação Infantil sob a ótica do multiculturalismo e da valorização das culturas preta e indígena através de currículos e práticas divergentes da visão eurocêntrica de ensino ao elucidar a história da formação do povo brasileiro pelo viés de um tripé indígena, europeu e africano. A população da pesquisa envolveu 30 professores que atuam nas redes pública e privada de ensino do município de Campos dos Goytacazes, RJ. O estudo assumiu a vertente qualitativa como abordagem do problema. Quanto aos instrumentos de coleta de dados utilizou-se um questionário online. Ao final da pesquisa foi possível analisar que o reconhecimento sobre a importância do diálogo multicultural no ambiente escolar, se faz presente no grupo de profissionais que participaram da pesquisa apesar de faltarem recursos e devida capacitação profissional para a efetivação dessa prática, sendo estes os principais obstáculos para que socialização dos saberes multiculturais não chegue ao chão da sala de aula, assim a aplicação dos princípios legais e a valorização da cultura afro-brasileira e indígena torna – se cada vez mais distante da realidade educacional.