O presente trabalho tem a finalidade de examinar a contribuição do pensamento de Josué de Castro, importante geógrafo brasileiro, no que tange a formação interdisciplinar do professor. O objetivo do estudo é salientar ideias e conceitos abordados pelo escritor que se apresentam de maneira plural e interdisciplinar, com as demais disciplinas se interseccionando na prática pedagógica. No contexto atual, é cada vez mais necessário reconhecer os fenômenos pela ótica da interdisciplinaridade, isso permite uma melhor compreensão da complexidade do mundo e seus problemas. Josué de Castro abordou temáticas que permanecem sendo questões urgentes e que podem ser contempladas e debatidas de maneira ampla por diversos eixos de estudo. Utilizando uma abordagem qualitativa, este artigo analisará o Almanaque Histórico Josué de Castro: Por um Mundo sem Fome e seu conteúdo, identificando os conceitos e as perspectivas interdisciplinares presentes no livro. Somado a isso, serão apresentadas propostas práticas dessas ideias para a formação de professores e a aplicação delas em sala de aula. Espera-se, com este trabalho, valorizar a prática pedagógica multidisciplinar e o papel de Josué de Castro na facilitação dessa prática, assim como a identificação de estratégias-ações para a implementação de abordagens interdisciplinares no currículo escolar. E que isso proporcione uma formação mais abrangente e enriquecedora dos educadores, auxiliando na compreensão de mundo dos estudantes.