O artigo aborda a importância dos educadores no processo de ensino/aprendizagem na função de mediadores na prática educativa do conhecimento, trabalhando no âmbito escolar e nas suas realidades, trazendo reflexões através da postura, no desenvolvimento da ação educativa, partindo da compreensão do papel representativo dos intelectuais orgânicos na ótica de Antônio Gramsci. Para o desenvolvimento do mesmo foi realizada pesquisa de cunho qualitativo com uso de recursos bibliográficos, que contribuiu na estruturação do seu referencial, assim, busca-se através desse modelo de pesquisa enfatizar o objetivo que é a importância dos mediadores educativos na construção formativa dos alunos, em uma junção de conhecimentos e situações existentes no dia a dia do processo de ensino-aprendizagem. Em termos de resultados, conforme os artigos e documentos pesquisados, buscou-se a compreensão entre a teoria e a prática da metodologia desenvolvida pelos educadores em sala de aula na busca por auxiliar na resolução de situações que estão inseridas no meio social, exercendo a função de intelectuais e contribuindo na formação dos educandos através das reflexões oriundas das necessidades do contexto familiar, cultural e social e também na formação mais adequada possível dos alunos na fase formativa em que se encontram.