Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HIDROGINÁSTICA CORPO IDOSO: ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL UNIVERSO DO LAZER.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100511
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7750
    "inscrito_id" => 9521
    "titulo" => "HIDROGINÁSTICA CORPO IDOSO: ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL UNIVERSO DO LAZER."
    "resumo" => "Tomando como pressuposto que um relato de experiência tem como objetivo socializar submetendo à crítica da comunidade acadêmica práticas corporais assegurando a diversidade sócio-cultural, este trabalho delimita por objetivo expor práticas de hidroginástica que têm contribuído com o processo de (re) significação de práticas de lazer na perspectiva da qualidade de vida do universo do idoso, com problematizações com base nas categorias de uma educação étnico racial nas quais em, todos os momentos de nossas ações, são estimuladas reflexões em torno dos princípios Ubuntu - “eu sou porque nós somos”, com as(os) envolvidas(os) no projeto com as realidades concretas das sociedades que estão inseridas(os). Os procedimentos científico-metodológicos se configuram como um espaço de formação étnico racial, de resistência, de convivência, de recriação para assegurar equilíbrio frente eminentes conflitos e/ou contradições de que podemos pesquisar durante o processo das experiências vividas junto a temática hidroginástica deste estudo. Para tanto, a abordagem etnometodológica orienta as estratégias de pesquisa com os conceitos-chave: reflexividade, prática e realização, noção de membro e, a abordagem crítico-superadora orienta as estratégias de intervenção com os pressupostos: alteração do conhecimento, alteração da comunicação e linguagem e alteração da relação de poder. Os conceitos-chave e os pressupostos afloram com intensidade o olhar, a escuta e a problematização para compreender e apreender com profundidade o ensino-aprendizagem que se materializa no transferir, construir, sistematizar e investigar os saberes e conhecimentos étnico racial, em que o criar a produção crítica sobre a hidroginástica com o corpo idoso são estratégias de educação étnico racial universo do lazer."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID9521_TB7750_04102023203452.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO VINÍCIUS DE FRANÇA GAMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO"
    "autor_email" => "marcelo.viniciuss@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100511
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7750
    "inscrito_id" => 9521
    "titulo" => "HIDROGINÁSTICA CORPO IDOSO: ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL UNIVERSO DO LAZER."
    "resumo" => "Tomando como pressuposto que um relato de experiência tem como objetivo socializar submetendo à crítica da comunidade acadêmica práticas corporais assegurando a diversidade sócio-cultural, este trabalho delimita por objetivo expor práticas de hidroginástica que têm contribuído com o processo de (re) significação de práticas de lazer na perspectiva da qualidade de vida do universo do idoso, com problematizações com base nas categorias de uma educação étnico racial nas quais em, todos os momentos de nossas ações, são estimuladas reflexões em torno dos princípios Ubuntu - “eu sou porque nós somos”, com as(os) envolvidas(os) no projeto com as realidades concretas das sociedades que estão inseridas(os). Os procedimentos científico-metodológicos se configuram como um espaço de formação étnico racial, de resistência, de convivência, de recriação para assegurar equilíbrio frente eminentes conflitos e/ou contradições de que podemos pesquisar durante o processo das experiências vividas junto a temática hidroginástica deste estudo. Para tanto, a abordagem etnometodológica orienta as estratégias de pesquisa com os conceitos-chave: reflexividade, prática e realização, noção de membro e, a abordagem crítico-superadora orienta as estratégias de intervenção com os pressupostos: alteração do conhecimento, alteração da comunicação e linguagem e alteração da relação de poder. Os conceitos-chave e os pressupostos afloram com intensidade o olhar, a escuta e a problematização para compreender e apreender com profundidade o ensino-aprendizagem que se materializa no transferir, construir, sistematizar e investigar os saberes e conhecimentos étnico racial, em que o criar a produção crítica sobre a hidroginástica com o corpo idoso são estratégias de educação étnico racial universo do lazer."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID9521_TB7750_04102023203452.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO VINÍCIUS DE FRANÇA GAMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO"
    "autor_email" => "marcelo.viniciuss@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Tomando como pressuposto que um relato de experiência tem como objetivo socializar submetendo à crítica da comunidade acadêmica práticas corporais assegurando a diversidade sócio-cultural, este trabalho delimita por objetivo expor práticas de hidroginástica que têm contribuído com o processo de (re) significação de práticas de lazer na perspectiva da qualidade de vida do universo do idoso, com problematizações com base nas categorias de uma educação étnico racial nas quais em, todos os momentos de nossas ações, são estimuladas reflexões em torno dos princípios Ubuntu - “eu sou porque nós somos”, com as(os) envolvidas(os) no projeto com as realidades concretas das sociedades que estão inseridas(os). Os procedimentos científico-metodológicos se configuram como um espaço de formação étnico racial, de resistência, de convivência, de recriação para assegurar equilíbrio frente eminentes conflitos e/ou contradições de que podemos pesquisar durante o processo das experiências vividas junto a temática hidroginástica deste estudo. Para tanto, a abordagem etnometodológica orienta as estratégias de pesquisa com os conceitos-chave: reflexividade, prática e realização, noção de membro e, a abordagem crítico-superadora orienta as estratégias de intervenção com os pressupostos: alteração do conhecimento, alteração da comunicação e linguagem e alteração da relação de poder. Os conceitos-chave e os pressupostos afloram com intensidade o olhar, a escuta e a problematização para compreender e apreender com profundidade o ensino-aprendizagem que se materializa no transferir, construir, sistematizar e investigar os saberes e conhecimentos étnico racial, em que o criar a produção crítica sobre a hidroginástica com o corpo idoso são estratégias de educação étnico racial universo do lazer.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.