A intensificação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), aliadas à globalização, vem ocasionando transformações na esfera social como um todo. Diante da pandemia do novo coronavírus (COVID - 19), as Instituições de Ensino e professores, seguindo as recomendações do MEC, bem como as orientações da portaria nº 343, de 17 de março de 2020, fecharam suas dependências e passaram a vivenciar um leque de desafios e oportunidades com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).Neste ponto de vista, este artigo aborda as tecnologias digitais como recurso para mediação do processo de aprendizagem em tempos de pandemia, buscando investigar o uso das tecnologias digitais como um recurso pedagógico a fim de promover uma aprendizagem e participação ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento no ensino de Ciências. Caracterizado pela abordagem de pesquisa qualitativa com delineamento para o estudo de caso. Percebeu-se que as TICs durante a pandemia promoveram diferentes recursos pedagógicos objetivando uma aprendizagem mais significativa e participação ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento no ensino de Ciências, durante as mudanças ocasionadas na educação devido o covid-19.