Este trabalho contempla eventos e práticas de letramento em contexto de atuação docente no Novo Ensino Médio Potiguar, mais precisamente, com lócus de pesquisa formado a partir de sequências didáticas sobre reportagem impressa e digital, atividades didáticas dos Componentes Curriculares Eletiva 4 e Eletivas Orientadas I. A ação docente teve por base a Unidade Curricular Eletiva "Permacultura na escola", a qual vislumbrou desenvolver nos estudantes competências e habilidades que promoveram a articulação dos conhecimentos apreendidos de forma transdisciplinar. Em termos teóricos, apoia-se nos pressupostos dos Estudos de Letramento como prática social (BARTON; HAMILTON, 1993, 1998, 2000), na teoria dos gêneros (OLIVEIRA, 2010; BRONCKART, 2004, 2006), nos estudos dos elementos de dimensão pragmática, esquemática e linguística (KOCH; FÁVERO, 1987), nos estudos da multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]). Metodologicamente, a investigação se insere no campo da Linguística Aplicada (MOITA-LOPES, 1996, 2006; PENNYCOOK, 2006), segue abordagem de natureza qualitativa e assume características da pesquisa documental (MOREIRA; CALEFFE, 2006; BOGDAN; BIKLEN, 1994; MINAYO, 2010; CHIZZOTTI, 2005). A geração de dados se desenvolve por meio de técnicas padronizadas (GIL, 1994), as quais possibilitam o “cruzamento” ou a triangulação de informações (COX; ASSIS- PETERSON, 2001). A relevância da pesquisa situa-se no fato de trazer para o âmbito acadêmico tópicos específicos da Permacultura em ambiente escolar, possibilitando a imersão dos discentes aos conceitos de banheiro seco, filtros biológicos, fossas sépticas e agroflorestas, tornando-os agentes potenciais ao organizarem jardim vertical, cactário, além da produção de mudas de hortaliças a partir de sementeiras feitas com reutilização de garrafas PETs. Os resultados da pesquisa mostraram que as dimensões socioemocionais dos discentes em situações de aprendizagem podem ser articuladas através de recursos linguísticos e multissemióticos, bem como da produção agroecológica, aplicando conceitos a partir de uma ação reflexiva para a constituição enquanto sujeito de interação em uma sociedade sustentável.