Este estudo apresenta reflexões teóricas em torno de contribuições formativas, a partir de uma atividade extensionista, desenvolvida entre cursos de graduação da Universidade Franciscana, Santa Maria, RS. A produção de conhecimento em ambiente acadêmico ocorre de forma a articular as três dimensões da educação superior, sejam elas, o ensino, a pesquisa e a extensão, com vista à qualificação técnica e humana de seres humanos, futuros profissionais de múltiplas áreas. A finalidade da ação universitária compreende dotar o ser humano de capacidades que o qualifiquem para a autonomia, reflexão e autoreflexão, contribuindo à condição possível de instauração de um mundo mais verdadeiro e solidário. Neste trajeto de sensibilização humana, a ferramenta comunicacional apresenta forte potencial, especialmente, em tempo de contemporaneidade. As ações de extensão têm sido pensadas sobre metodologias comunicativas- críticas, mobilizando as áreas do saber para o pensamento reflexivo, diante de temas voltados à construção de sentido de humanidades. Sobre esta base conceitual foi programada uma atividade, contemplando temáticas amplas, oportunizando reflexões em torno das interfaces do sentido de humanidades, tendo como público focal acadêmicos (as) e docentes de Cursos de graduação. O espaço acadêmico deve oportunizar, em sua qualidade formativa, experiências que promovam a aproximação de estudantes, de diferentes áreas do conhecimento, para um exercício de pensar temas, que perpassem a compreensão do contexto socioespacial que integram, garantindo-lhes condições à construção de uma leitura de mundo com autonomia e criticidade. Este caráter interdisciplinar deve permear ensino, pesquisa e extensão universitária. Não apenas como projetos a longo prazo, mas como pretensão imediata e que assuma a possibilidade de pequenos ganhos, sobre uma caminhada coletiva e agregadora. A extensão universitária tem promovido a consolidação de valores humanos, que perpassem as áreas do saber acadêmico.