Recursos didáticos são instrumentos utilizados em sala de aula com o intuito de auxiliar e facilitar a compreensão dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, recursos pedagógicos não-convencionais, como animes e mangás, possuem potencial inovador para ser utilizado na educação básica e ensino superior, uma vez que possuem uma grande abrangência de temáticas e possuem uma linguagem fácil e dinâmica a serem difundidas entre a juventude. O conteúdo de citologia tem sido relatado na literatura como desafiador para a compreensão de estudantes tanto pelo aspecto microscópico dos processos como pela necessidade de abstração no processo de aprendizagem. Dessa forma, objetivou-se com este estudo analisar o potencial do anime “Naruto”, em especial as habilidades de Tsunade, como uma plataforma capaz de gerar discussões e compreensão sobre conceitos de citologia no contexto de formação de professores. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório e descritivo que viabiliza uma coleta e análise em profundidade das informações. Foi realizada uma intervenção didática em uma atividade da disciplina de Biologia Celular em uma Universidade do agreste sergipano utilizando cenas do anime. Para análise dos dados coletados, através da gravação de áudio, foi realizada uma Análise do Discurso, por um viés construcionista social, através de Repertórios Interpretativos. Foi possível identificar no discurso dos alunos repertórios interpretativos que fundamentam a potencialidade do anime, como Câncer e Reprodução Acelerada. Além disso, temáticas como mitocôndria, pontos de checagem, fisiopatologia do câncer foram levantados pelos alunos após a passagem das cenas selecionadas. Portanto, a análise das interações discursivas entre os alunos, indicou o potencial promissor da utilização do anime Naruto, especificamente cenas com Tsunade, como uma ferramenta lúdica para promoção do ensino de citologia.