Esta pesquisa se trata do projeto em andamento da dissertação vinculada ao programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF. Originou-se a partir de inquietações do professor/pesquisador frente ao objeto de estudo da avaliação da aprendizagem em Educação Física escolar, partindo da problemática: Como a avaliação em educação física escolar pode contribuir para a construção das aprendizagens dos conteúdos das práticas corporais? A pesquisa tem como objetivo geral: Analisar a compreensão de professores acerca da avaliação do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da educação física escolar na realidade de uma escola municipal de Garanhuns, Pernambuco. Sua metodologia é de natureza qualitativa, visto a busca pela compreensão e interpretação da realidade observada. Será concretizada a partir da realização de três tipos de pesquisa. A primeira se refere a pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento da produção de conhecimento sobre a temática Avaliação do processo de ensino-aprendizagem em Educação Física no Banco de dados dos Anais do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). O segundo tipo consiste na pesquisa documental a partir da análise do Currículo de Pernambuco e das instruções normativas de 2021, 2022 e 2023 da rede de ensino de Garanhuns, que trazem orientações para a realização do processo avaliativo. Sendo a pesquisa participante, o terceiro tipo, a partir da participação de quarto professores de Educação Física de uma escola Municipal de Garanhuns.