O Desafio Científico é um jogo educacional revolucionário, criado especificamente para alunos do ensino médio em escolas públicas, com o propósito de estimular o aprendizado dos elementos químicos de maneira interativa e envolvente. Por meio de um jogo de cartas, os estudantes são desafiados a explorar e expandir seus conhecimentos sobre a tabela periódica, através de uma abordagem divertida. Dessa maneira, a questão desafiadora que impulsionou o desenvolvimento deste trabalho foi: “como ensinar os elementos da tabela periódica sem precisar ser algo decorativo com uma aula pratica?” Com base nesse desafio, estabeleceu-se o objetivo principal: “Proporcionar aos alunos a chance de adquirir conhecimento sobre os elementos químicos de maneira divertida, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de observação, raciocínio e tomada de decisões a partir de seus primeiros contatos com a matéria de química no 1° ano do ensino médio ocorrendo no Centro de Ensino Raimundo Soares da Cunha, localizada na cidade de Imperatriz. Neste trabalho foi escolhido um jogo de cartas que foi feito com materiais de baixo custo para ser adaptado com o conteúdo ensinado em sala de aula. A escolha desse jogo foi baseada na dificuldade do aluno em aprender os elementos químicos, principalmente por ser algo ensinado de maneira teórica e quase sempre sendo ensino a ser algo só decorativo. A pesquisa abrangeu diversas abordagens, como revisão bibliográfica, pesquisa de campo e estudo de caso. A elaboração do jogo foi feita de acordo com os assuntos das aulas conduzidas, a aplicação foi feita conforme a evolução da aula desde o início ao fim do horário. Os resultados indicam que uma aula com prática como um meio de ensino motivara os alunos a ter mais curiosidade e ser mais participativo e assim perdendo o medo de participar da aula mesmo não sabendo muito bem do conteúdo.