O presente trabalho traz resultados de uma pesquisa sobre a importância da gestão participativa num centro de educação infantil na cidade de Cascavel-CE. localizado no bairro da periferia denominado Bica, e como a gestão pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem, visto que a gestão é fundamental nas tomadas de decisões, na programação de objetivos, na implementação de projetos e no auxilio da execução de atividades conjuntas. Objetivo geral de compreender com a gestão participativa pode influenciar no processo de ensino e aprendizagem de crianças que estudam no CEI Bica, e os objetivos específicos são: verificar como a gestão participa atua no âmbito do CEI Bica e conhecer as contribuições da gestão com a comunidade da Bica. Para a realização desse estudo utilizamos a pesquisa qualitativa, especificamente o Estudo de Caso com aplicação de técnicas próprias da Etnografia, tais como observação participante e entrevista. Respaldamos nossos estudos em autores como Gadotti (1980), Paro 2001, Saviani, 1989 entre outros. Optou-se pela abordagem qualitativa, com base nos estudos de André e Lüdke (1986), Bogdan e Biklen (1994). Os resultados nos mostram que uma gestão participativa é também democrática. Isso é, permite que toda a comunidade escolar participe das decisões importantes que envolvam a escola. Assim, inclui o envolvimento de todos no processo de construção do planejamento educacional.