Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO PARTICIPATIVA: UM ESTUDO DE CASO NUM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE CASCAVEL-CE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99540
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6434
    "inscrito_id" => 4251
    "titulo" => "GESTÃO PARTICIPATIVA: UM ESTUDO DE CASO NUM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE CASCAVEL-CE"
    "resumo" => "O presente trabalho traz resultados de uma pesquisa sobre a importância da gestão participativa num centro de educação infantil na cidade de Cascavel-CE. localizado no bairro da periferia denominado Bica, e como a gestão pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem, visto que a gestão é fundamental nas tomadas de decisões, na programação de objetivos, na implementação de projetos e no auxilio da execução de atividades conjuntas. Objetivo geral de compreender com a gestão participativa pode influenciar no processo de ensino e aprendizagem de crianças que estudam no CEI Bica, e os objetivos específicos são: verificar como a gestão participa atua no âmbito do CEI Bica e conhecer as contribuições da gestão com a comunidade da Bica. Para a realização desse estudo utilizamos a pesquisa qualitativa, especificamente o Estudo de Caso com aplicação de técnicas próprias da Etnografia, tais como observação participante e entrevista. Respaldamos nossos estudos em autores como Gadotti (1980), Paro 2001, Saviani, 1989 entre outros. Optou-se pela abordagem qualitativa, com base nos estudos de André e Lüdke (1986), Bogdan e Biklen (1994). Os resultados nos mostram que uma gestão participativa é também democrática. Isso é, permite que toda a comunidade escolar participe das decisões importantes que envolvam a escola. Assim, inclui o envolvimento de todos no processo de construção do planejamento educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4251_TB6434_20062023195319.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLORIS VIOLETA ALVES LOPES"
    "autor_nome_curto" => "CLORIS VIOLETA"
    "autor_email" => "cloris-carlos@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99540
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6434
    "inscrito_id" => 4251
    "titulo" => "GESTÃO PARTICIPATIVA: UM ESTUDO DE CASO NUM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE CASCAVEL-CE"
    "resumo" => "O presente trabalho traz resultados de uma pesquisa sobre a importância da gestão participativa num centro de educação infantil na cidade de Cascavel-CE. localizado no bairro da periferia denominado Bica, e como a gestão pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem, visto que a gestão é fundamental nas tomadas de decisões, na programação de objetivos, na implementação de projetos e no auxilio da execução de atividades conjuntas. Objetivo geral de compreender com a gestão participativa pode influenciar no processo de ensino e aprendizagem de crianças que estudam no CEI Bica, e os objetivos específicos são: verificar como a gestão participa atua no âmbito do CEI Bica e conhecer as contribuições da gestão com a comunidade da Bica. Para a realização desse estudo utilizamos a pesquisa qualitativa, especificamente o Estudo de Caso com aplicação de técnicas próprias da Etnografia, tais como observação participante e entrevista. Respaldamos nossos estudos em autores como Gadotti (1980), Paro 2001, Saviani, 1989 entre outros. Optou-se pela abordagem qualitativa, com base nos estudos de André e Lüdke (1986), Bogdan e Biklen (1994). Os resultados nos mostram que uma gestão participativa é também democrática. Isso é, permite que toda a comunidade escolar participe das decisões importantes que envolvam a escola. Assim, inclui o envolvimento de todos no processo de construção do planejamento educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4251_TB6434_20062023195319.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLORIS VIOLETA ALVES LOPES"
    "autor_nome_curto" => "CLORIS VIOLETA"
    "autor_email" => "cloris-carlos@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho traz resultados de uma pesquisa sobre a importância da gestão participativa num centro de educação infantil na cidade de Cascavel-CE. localizado no bairro da periferia denominado Bica, e como a gestão pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem, visto que a gestão é fundamental nas tomadas de decisões, na programação de objetivos, na implementação de projetos e no auxilio da execução de atividades conjuntas. Objetivo geral de compreender com a gestão participativa pode influenciar no processo de ensino e aprendizagem de crianças que estudam no CEI Bica, e os objetivos específicos são: verificar como a gestão participa atua no âmbito do CEI Bica e conhecer as contribuições da gestão com a comunidade da Bica. Para a realização desse estudo utilizamos a pesquisa qualitativa, especificamente o Estudo de Caso com aplicação de técnicas próprias da Etnografia, tais como observação participante e entrevista. Respaldamos nossos estudos em autores como Gadotti (1980), Paro 2001, Saviani, 1989 entre outros. Optou-se pela abordagem qualitativa, com base nos estudos de André e Lüdke (1986), Bogdan e Biklen (1994). Os resultados nos mostram que uma gestão participativa é também democrática. Isso é, permite que toda a comunidade escolar participe das decisões importantes que envolvam a escola. Assim, inclui o envolvimento de todos no processo de construção do planejamento educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.