O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da visita à Escola Cidadã Integral Itan Pereira, localizada em Campina Grande, articulando e analisando sobre os fundamentos da Psicologia Educacional para a promoção de práticas integrativas, que compreendam não apenas as atividades, culturas e demandas da instituição, mas também abram espaço para a construção de subjetividades. Trata-se de um relato de experiência, elaborado por discentes do curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande, que, por intermédio dos funcionários da escola, tiveram contato com as demandas da instituição. Foi realizada uma visita, previamente agendada, no dia 22 de março de 2023, onde foi possível conhecer o funcionamento do local e as principais demandas estudantis. Observamos que, a experiência permitiu constatar que apesar da instituição ser considerada referência na Paraíba, existe uma insuficiência das práticas psicológicas no ambiente escolar, principalmente em detrimento da falta de profissionais capacitados somada a grande demanda por parte dos alunos. Em conclusão, a experiência destacou que a prática da psicologia educacional e escolar ainda se encontra subjugada, ocupando um papel disciplinador - engessando corpos para colocá-los em uma normatividade esperada pela sociedade - que busca por resultados, estrutura essa que por vezes ignora as diversas realidades e subjetivas e individuais vivenciadas pelos sujeitos envolvidos.