O presente trabalho tem por objetivo compreender e identificar ações formativas de indução profissional direcionadas aos professores iniciantes/ingressantes no magistério, a partir da experiência na rede municipal do Rio de Janeiro, com vistas ao processo de acolhimento destes sujeitos na escola e acompanhamento do trabalho pedagógico em sua totalidade. O foco desta investigação está no papel dos coordenadores pedagógicos enquanto formadores dos professores em início de carreira, fase sensível e de extrema importância na construção das identidades profissionais docentes. As reflexões do caso aqui apresentado são resultado dos diálogos com autores tais como: Nóvoa (2007), Gati, Barreto e André (2011), Marcelo e Vaillant (2010), Imbernón (2016), Cruz, Farias e Hobold (2020), entre outros autores. Dentro de uma abordagem qualitativa, como recursos metodológicos, utilizamos a pesquisa em documentos oficiais com dados sobre as funções dos coordenadores pedagógicos, questionários e entrevistas semiestruturadas constituindo a triangulação no processo de construção dos dados. Os resultados nos levam compreender que existe uma urgência em relação à efetivação de políticas públicas de indução para os professores em processo de inserção profissional, construindo formações continuadas mais consolidadas e que considerem as especificidades dos primeiros anos de exercício da docência, a partir de uma perspectiva colaborativa e contextualizada.