A computação e as tecnologias de informação e comunicação (TDIC) estão praticamente em todos os lugares, influenciando as relações interpessoais e o trabalho das pessoas. Nesse caminho, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incluiu conhecimentos e habilidades referentes ao pensamento computacional e a cultura digital em todas as áreas do conhecimento, inclusive na matemática. Nesta disciplina, em particular, o foco tem sido na explanação das fases do pensamento computacional e na construção de pequenos algoritmos para resolver problemas básicos do cotidiano. Para elaborar e interpretar códigos computacionais, é necessário decompor um problema complexo em pequenos subproblemas, para em seguida descrevê-lo em etapas de tal forma que ele possa ser automatizado numa máquina. Para ensinar isto aos estudantes, não é necessário um computador, apesar da implementação computacional ser o objetivo final e comum. Talvez por isso, e por ser uma experiência nova para muitos docentes, foram encontradas dificuldades para tratar deste tema com seus discentes. Sendo assim, este trabalho resume um relato de experiência que consistiu no ensino do pensamento computacional e da sua implementação através da linguagem de programação Python, feitas em três turmas do 1º ano do ensino médio integrado do Instituto Federal de Pernambuco, campus Afogados da Ingazeira, durante o primeiro semestre de 2023. Para isso, foi construído um plano de aula que contemplou a apresentação dos pilares do pensamento computacional e o uso do programa de computador utilizado para construção dos códigos. O resultado foi considerado satisfatório, com um desenvolvimento bastante razoável por parte dos estudantes, embora tenham sido encontradas dificuldades devido ao curto tempo para ensinar o tema e às deficiências de aprendizagem de anos anteriores.