Em consonância com as ideias de um professor pesquisador (MALAGUZZI, 1999; ZEICHNER, 2008; OSTETTO, 2009; SCHÖN, 2010), cujos princípios reivindicam um educador crítico, criativo, reflexivo, comprometido com uma prática pedagógica enquanto unidade teórica/prática, questionamo-nos: como propor situações formativas que mobilizem o olhar crítico do professor para a sua prática? Que estratégias podem ser utilizadas pela pesquisadora na intenção de contribuir para esse propósito? Partindo do princípio de que é importante refletir não apenas sobre os procedimentos didáticos que viabilizem o seu trabalho, mas também sobre a concepção que subjaz a esses procedimentos e o próprio lugar que os professores têm ocupado na produção do saber, o presente estudo tem como objetivo central discutir o papel do professor e o seu fazer pedagógico, numa abordagem de pesquisa em que ele produza um saber legitimado e que, ao mesmo tempo, contribua para sua formação e para o aprendizado das crianças. De natureza qualitativa (STAKE, 2011; IBIAPINA, 2008), o estudo analisou os encontros de planejamento e reflexão com professoras da Educação Infantil nos intervalos das sessões de leitura, para fins de desenvolvimento de habilidades argumentativas de crianças do Grupo V da Prefeitura do Recife. Os dados produzidos na pesquisa sinalizaram que os encontros em que as docentes eram confrontadas com sua prática, revelaram-se importantes para aprimorar a capacidade crítica–reflexiva das professoras. Concluímos, então, que tais encontros ressaltam a necessidade de implementarmos uma formação docente que priorize a reflexão sobre a prática e atribua à professora o papel de pesquisadora no processo de produção de metodologias para o seu trabalho pedagógico com crianças pequenas.