Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROFESSOR CRÍTICO-REFLEXIVO DE SUA PRÁTICA: QUANDO O PENSAR E O FAZER ANDAM JUNTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100521
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7765
    "inscrito_id" => 13383
    "titulo" => "O PROFESSOR CRÍTICO-REFLEXIVO DE SUA PRÁTICA: QUANDO O PENSAR E O FAZER ANDAM JUNTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Em consonância com as ideias de um professor pesquisador (MALAGUZZI, 1999; ZEICHNER, 2008; OSTETTO, 2009; SCHÖN, 2010), cujos princípios reivindicam um educador crítico, criativo, reflexivo, comprometido com uma prática pedagógica enquanto unidade teórica/prática, questionamo-nos: como propor situações formativas que mobilizem o olhar crítico do professor para a sua prática? Que estratégias podem ser utilizadas pela pesquisadora na intenção de contribuir para esse propósito? Partindo do princípio de que é importante refletir não apenas sobre os procedimentos didáticos que viabilizem o seu trabalho, mas também sobre a concepção que subjaz a esses procedimentos e o próprio lugar que os professores têm ocupado na produção do saber, o presente estudo tem como objetivo central discutir o papel do professor e o seu fazer pedagógico, numa abordagem de pesquisa em que ele produza um saber legitimado e que, ao mesmo tempo, contribua para sua formação e para o aprendizado das crianças. De natureza qualitativa (STAKE, 2011; IBIAPINA, 2008), o estudo analisou os encontros de planejamento e reflexão com professoras da Educação Infantil nos intervalos das sessões de leitura, para fins de desenvolvimento de habilidades argumentativas de crianças do Grupo V da Prefeitura do Recife. Os dados produzidos na pesquisa sinalizaram que os encontros em que as docentes eram confrontadas com sua prática, revelaram-se importantes para aprimorar a capacidade crítica–reflexiva das professoras. Concluímos, então, que tais encontros ressaltam a necessidade de implementarmos uma formação docente que priorize a reflexão sobre a prática e atribua à professora o papel de pesquisadora no processo de produção de metodologias para o seu trabalho pedagógico com crianças pequenas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13383_TB7765_10122023222336.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBHARA"
    "autor_email" => "barbhara.nascimento@outlo"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100521
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7765
    "inscrito_id" => 13383
    "titulo" => "O PROFESSOR CRÍTICO-REFLEXIVO DE SUA PRÁTICA: QUANDO O PENSAR E O FAZER ANDAM JUNTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Em consonância com as ideias de um professor pesquisador (MALAGUZZI, 1999; ZEICHNER, 2008; OSTETTO, 2009; SCHÖN, 2010), cujos princípios reivindicam um educador crítico, criativo, reflexivo, comprometido com uma prática pedagógica enquanto unidade teórica/prática, questionamo-nos: como propor situações formativas que mobilizem o olhar crítico do professor para a sua prática? Que estratégias podem ser utilizadas pela pesquisadora na intenção de contribuir para esse propósito? Partindo do princípio de que é importante refletir não apenas sobre os procedimentos didáticos que viabilizem o seu trabalho, mas também sobre a concepção que subjaz a esses procedimentos e o próprio lugar que os professores têm ocupado na produção do saber, o presente estudo tem como objetivo central discutir o papel do professor e o seu fazer pedagógico, numa abordagem de pesquisa em que ele produza um saber legitimado e que, ao mesmo tempo, contribua para sua formação e para o aprendizado das crianças. De natureza qualitativa (STAKE, 2011; IBIAPINA, 2008), o estudo analisou os encontros de planejamento e reflexão com professoras da Educação Infantil nos intervalos das sessões de leitura, para fins de desenvolvimento de habilidades argumentativas de crianças do Grupo V da Prefeitura do Recife. Os dados produzidos na pesquisa sinalizaram que os encontros em que as docentes eram confrontadas com sua prática, revelaram-se importantes para aprimorar a capacidade crítica–reflexiva das professoras. Concluímos, então, que tais encontros ressaltam a necessidade de implementarmos uma formação docente que priorize a reflexão sobre a prática e atribua à professora o papel de pesquisadora no processo de produção de metodologias para o seu trabalho pedagógico com crianças pequenas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13383_TB7765_10122023222336.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBHARA"
    "autor_email" => "barbhara.nascimento@outlo"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Em consonância com as ideias de um professor pesquisador (MALAGUZZI, 1999; ZEICHNER, 2008; OSTETTO, 2009; SCHÖN, 2010), cujos princípios reivindicam um educador crítico, criativo, reflexivo, comprometido com uma prática pedagógica enquanto unidade teórica/prática, questionamo-nos: como propor situações formativas que mobilizem o olhar crítico do professor para a sua prática? Que estratégias podem ser utilizadas pela pesquisadora na intenção de contribuir para esse propósito? Partindo do princípio de que é importante refletir não apenas sobre os procedimentos didáticos que viabilizem o seu trabalho, mas também sobre a concepção que subjaz a esses procedimentos e o próprio lugar que os professores têm ocupado na produção do saber, o presente estudo tem como objetivo central discutir o papel do professor e o seu fazer pedagógico, numa abordagem de pesquisa em que ele produza um saber legitimado e que, ao mesmo tempo, contribua para sua formação e para o aprendizado das crianças. De natureza qualitativa (STAKE, 2011; IBIAPINA, 2008), o estudo analisou os encontros de planejamento e reflexão com professoras da Educação Infantil nos intervalos das sessões de leitura, para fins de desenvolvimento de habilidades argumentativas de crianças do Grupo V da Prefeitura do Recife. Os dados produzidos na pesquisa sinalizaram que os encontros em que as docentes eram confrontadas com sua prática, revelaram-se importantes para aprimorar a capacidade crítica–reflexiva das professoras. Concluímos, então, que tais encontros ressaltam a necessidade de implementarmos uma formação docente que priorize a reflexão sobre a prática e atribua à professora o papel de pesquisadora no processo de produção de metodologias para o seu trabalho pedagógico com crianças pequenas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.