O presente trabalho é um relato de experiência abordando as temáticas Educação Financeira e a Estatística, tendo em vista, que as duas apresentam pontos em comuns, apresentados por alguns estudos (SENA, 2017; MULLER, 2018; SENA; COUTINHO, 2018; PERIN; CAMPOS, 2021) possíveis de serem abordados numa sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma prazerosa e enriquecedora a partir de situações do nosso cotidiano. Nosso objetivo, que foi investigar como a vivência de uma pesquisa pode influenciar na aprendizagem de estudantes, e para isto, escolhemos uma turma de 5° ano (23 estudantes), do Ensino Fundamental, do Município de Ipojuca - PE. Foram quatro momentos com os estudantes, divididos em etapas: pesquisa dos estudantes em supermercados, discussão em sala de aula, organização dos dados encontrados na pesquisa e tomada de decisão a partir da organização dos dados. Observamos que nesse tipo de atividade, mesmo sendo com o contexto real, os estudantes apresentaram dificuldades, como: organizar e representar os valores encontrados nos supermercados dos produtos pesquisados, como também conseguir entender o banco de dados organizado, solicitado na sequência didática proposta. Entretanto, vale ressaltar que, apesar dessa dificuldade encontrada no desenrolar da pesquisa, quando abordamos situações do cotidiano dos estudantes, a aprendizagem ficou mais significativa; quando eles perceberam que determinada situação pode auxiliar na sua vida e compreenderam o sentido da importância da tomada de decisão em determinadas situações.