Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre os conhecimentos e necessidades formativas de professoras do Ensino Fundamental no município de São Luís do Maranhão em relação aos temas abordados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, os quais desempenham um papel fundamental na promoção de uma educação antirracista a partir da pergunta "O que as professoras do Ensino Fundamental sabem e/ou precisam saber sobre temas relacionados a uma educação antirracista?". O estudo foi conduzido metodologicamente, utilizando uma abordagem qualitativa que envolveu entrevistas individuais e análise de conteúdo. Utilizamos como base teórica para a análise de documentos normativos e outras discussões os estudos de Munanga (2003) sobre o racismo no Brasil, bem como as pesquisas de Gomes (2011/2012) que abordam as manifestações do racismo na escola e Cavalleiro (2001) que defende e explora as características da educação antirracista. Os resultados revelaram percepções e desafios enfrentados pelas professoras ao abordarem essa temática, enfatizando a importância dos/as professores/as possuírem embasamento teórico-prático para evitar a reprodução de práticas racistas e identificar os mecanismos do racismo estrutural presentes no ambiente educacional. Além disso, discutiu-se a necessidade de promover a divulgação de pesquisas e produções de conhecimento sobre a história e cultura africana e afro-brasileira em todo o currículo escolar. Esses resultados fornecem importantes subsídios para a reflexão e o aprimoramento das práticas educacionais voltadas para a promoção da Educação Antirracista no contexto escolar, evidenciando a relevância de se incorporar os temas relacionados à história e cultura africana e afro-brasileira de forma transversal e abrangente em todas as disciplinas.