O presente artigo, tem como foco central abordar a importância da inclusão do ensino das relações ético-raciais na educação infantil. O tempo corre, as coisas mudam, mas algo tão forte como o preconceito ainda parece reverberar e se fortalecer cada vez mais, mesmo depois de tantas lutas. Nessa perspectiva, observando o quanto o racismo ainda se faz presente em todos os lugares da nossa sociedade. Fizemos uma pesquisa de campo com alguns professores da educação infantil, de escolas particulares e públicas, visando entender como se dar o ensino das relações étnico-raciais nessa etapa da educação, entendendo que é nessa fase onde a criança começa a formar seus conceitos e preceitos, vale ressaltar que a escola é o segundo grupo social em que a criança é inserida, e que existe uma diversidade de pessoas, é nesse momento que se deve iniciar a abordagem dessa temática. Nos beneficiamos, também, de uma pesquisa exploratória e bibliográfica para ampliarmos ainda mais nosso entendimento sobre esse tema. Por fim, debatemos sobre as pesquisas e seus resultados, levando em consideração as respostas dos professores, que argumentam um pouco da importância do assunto, e como e quais métodos que os mesmos utilizam para falar com as crianças. Concluímos que apesar de ser um tema obrigatório a ser trabalhado em sala por lei, ainda é muito invisibilisado . É bom salientar que, uma sociedade que valoriza suas diferenças, é uma sociedade sem desigualdades e contra o preconceito.