Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A participação de pessoas com deficiência visual nos processos de ensino-aprendizagem com equidade de oportunidades tem sido um desafio constante para educadores e profissionais da área da educação. A utilização de tecnologia assistiva surge como uma das alternativas promissoras para remoção de barreiras que ampliam os modos de participação. Tem-se por objetivo neste estudo caracterizar o papel da tecnologia assistiva no contexto de ensino aprendizagem de pessoas cegas e de baixa visão. Trata-se de uma revisão bibliográfica, com análise de conteúdo de artigos científicos, localizados no Portal de Periódicos CAPES, publicados no Brasil nos últimos 10 anos, que abordam a utilização de tecnologia assistiva em práticas educativas com pessoas com deficiência visual no ensino de matemática. Os descritores utilizados nas buscas foram: “Tecnologia Assistiva AND Matemática”. Com os resultados e discussões da revisão bibliográfica, foram identificadas demandas específicas enfrentadas por pessoas com deficiência visual no ambiente educacional. A falta de acesso a materiais impressos e a necessidade de estratégias de aprendizagem que respeitem as diferenças no modo de expressão e participação de cada sujeito são alguns dos desafios identificados. A partir dessas demandas, a tecnologia assistiva desempenha um papel fundamental, fornecendo ferramentas e recursos que facilitam o acesso ao conhecimento e à participação ativa nas atividades educacionais. Com essa revisão, podemos aprofundar nossa compreensão quanto à utilização e abordagem da tecnologia assistiva nas práticas de ensino e de aprendizagem. Com a socialização desse trabalho buscamos provocar reflexões que possam contribuir para redução de barreiras no ensino e na aprendizagem de pessoas cegas e/ou com baixa visão, visando romper com a lógica de procedimentos metodológicos que são homogeneizadores e que não acolhem a diversidade de características dos sujeitos.

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