Este trabalho visa apresentar um relato de experiência realizado por um grupo de graduandos do curso de Pedagogia da Faculdade Santíssima Trindade - FAST. A experiência-campo aconteceu na Escola Municipal Tancredo Neves, localizada no município de Paudalho/PE com uma turma das séries iniciais na Educação de Jovens de Adultos - EJA. O objetivo da intervenção foi desenvolver a leitura para a construção de sentidos trazendo a perspectiva sociointeracionista alicerçada no tripé autor/texto/leitor. Koch e Elias (2006), afirmam que o trabalho com a leitura requer uma participação ativa do leitor para que haja compreensão e deve ser desenvolvida no decorrer da atividade um modelo cognitivo baseado nos conhecimentos armazenados na memória dos alunos. Para materializar esse pensamento, foi instrumentalizado o cordel “A Corrida da Vida”, do autor Bráulio Bessa, de maneira que os alunos fossem capazes a pensarem criativamente acerca da temática central do gênero. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de campo e bibliográfica. Toda teoria está amparada a partir das ideias de Koch e Elias (2007), Geraldi (2011), Soares (2003), Silva (1999) e nos documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa - PCN (1998). Esta vivência contribuiu para a formação teórica e prática dos graduandos, bem como, possibilitou a inserção e reposicionamento social dos sujeitos da pesquisa. Vale destacar que a cada ação concluída é sinônimo de missão cumprida ao mesmo tempo em que novas ideias nascem.