DIFICULDADES DO ESTAGIÁRIO NA APLICAÇÃO DE SD EM TURMA DE EJA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9791 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 619 "inscrito_id" => 1542 "titulo" => "DIFICULDADES DO ESTAGIÁRIO NA APLICAÇÃO DE SD EM TURMA DE EJA" "resumo" => "Tomando como base a realidade da Educação para Jovens e Adultos (EJA), apontamos dois fatores inerentes a este ensino, quais sejam: (i) a diversificação da faixa etária dos alunos, compreendendo indivíduos a partir dos dezoito anos de idade até a faixa etária de idosos, e (ii) os conteúdos a serem ministrados, que em detrimento do tempo exíguo, o ensino médio regular, como duração de três anos, é restringido a um ano e meio. Diante desta realidade, surge a dificuldade, para os professores, quanto à aplicação dos conteúdos pedagógicos a serem trabalhados, fato que implica complexidades na elaboração de um modelo de planejamento didático que venha a despertar o interesse destes alunos por meio de um ensino sistematizado. Se esta dificuldade é visível para os professores das diversas disciplinas, e em nosso caso também para o professor de língua inglesa, o que podemos dizer em relação ao estagiário, professor em formação inicial, que vivencia o processo de ensino em um curto espaço de tempo? Diante do exposto, o objetivo de nossa pesquisa é investigar as dificuldades encontradas pelos estagiários da disciplina de Estágio Supervisionado, ofertada pelo curso de Licenciatura Letras-Inglês da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), quanto à aplicação de uma Sequencia Didática (SD) adaptada para uma turma da EJA durante os meses de setembro a meados de novembro de 2014. Esta pesquisa, que é um estudo de caso e tem como participantes alunos de uma turma da EJA, no turno noturno, de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Campina Grande, Paraíba. Para o desenvolvimento desta pesquisa, tivemos como embasamento teórico os estudos de Dolz et. al. (1996) sobre elaboração e aplicação de SDs para a oralidade e escrita de gêneros textuais, assim como as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da EJA (2002) sobre a língua estrangeira (LE), além de uma pesquisa de Lousada (2007) na área de ensino de LE na EJA. Em conformidade com a aplicação da SD, até o presente momento percebemos que o uso desta no ensino da EJA indica um certo nível de dificuldade quanto à aplicação pelos estagiários, devido a dois fatores principais, quais sejam: a questão do tempo de duração do estagio e o nível linguístico dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, EJA, ESTÁGIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_13_11_48_idinscrito_1542_4cf6c33967862cbfc97f6541d89adea0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ALBERTO DO RÊGO BARBOSA" "autor_nome_curto" => "BETO RÊGO" "autor_email" => "betobrego@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9791 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 619 "inscrito_id" => 1542 "titulo" => "DIFICULDADES DO ESTAGIÁRIO NA APLICAÇÃO DE SD EM TURMA DE EJA" "resumo" => "Tomando como base a realidade da Educação para Jovens e Adultos (EJA), apontamos dois fatores inerentes a este ensino, quais sejam: (i) a diversificação da faixa etária dos alunos, compreendendo indivíduos a partir dos dezoito anos de idade até a faixa etária de idosos, e (ii) os conteúdos a serem ministrados, que em detrimento do tempo exíguo, o ensino médio regular, como duração de três anos, é restringido a um ano e meio. Diante desta realidade, surge a dificuldade, para os professores, quanto à aplicação dos conteúdos pedagógicos a serem trabalhados, fato que implica complexidades na elaboração de um modelo de planejamento didático que venha a despertar o interesse destes alunos por meio de um ensino sistematizado. Se esta dificuldade é visível para os professores das diversas disciplinas, e em nosso caso também para o professor de língua inglesa, o que podemos dizer em relação ao estagiário, professor em formação inicial, que vivencia o processo de ensino em um curto espaço de tempo? Diante do exposto, o objetivo de nossa pesquisa é investigar as dificuldades encontradas pelos estagiários da disciplina de Estágio Supervisionado, ofertada pelo curso de Licenciatura Letras-Inglês da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), quanto à aplicação de uma Sequencia Didática (SD) adaptada para uma turma da EJA durante os meses de setembro a meados de novembro de 2014. Esta pesquisa, que é um estudo de caso e tem como participantes alunos de uma turma da EJA, no turno noturno, de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Campina Grande, Paraíba. Para o desenvolvimento desta pesquisa, tivemos como embasamento teórico os estudos de Dolz et. al. (1996) sobre elaboração e aplicação de SDs para a oralidade e escrita de gêneros textuais, assim como as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da EJA (2002) sobre a língua estrangeira (LE), além de uma pesquisa de Lousada (2007) na área de ensino de LE na EJA. Em conformidade com a aplicação da SD, até o presente momento percebemos que o uso desta no ensino da EJA indica um certo nível de dificuldade quanto à aplicação pelos estagiários, devido a dois fatores principais, quais sejam: a questão do tempo de duração do estagio e o nível linguístico dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, EJA, ESTÁGIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_13_11_48_idinscrito_1542_4cf6c33967862cbfc97f6541d89adea0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ALBERTO DO RÊGO BARBOSA" "autor_nome_curto" => "BETO RÊGO" "autor_email" => "betobrego@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }